Clonagem de WhatsApp é nova forma de golpe, alerta advogado

A polícia está em alerta para um novo golpe que atinge usuários de WhatsApp, aplicativo de conversas instantâneas por celular. Com a ajuda de funcionários de operadoras de telefonia, os falsários conseguem clonar as contas para pedir dinheiro a parentas e amigos das vítimas.

Especialistas lembram que, ao invadir uma conta de WhatsApp, os falsários têm acesso a todo o histórico de conversas, grupos e contatos que pode incluir dados pessoais e detalhes que só as vítimas sabem. Isso torna os pedidos de transferência de dinheiro mais convincentes.

O advogado criminalista Ricardo Gomes destaca que este tipo de situação tem sido recorrente e traz preocupação para as vítimas. Conforme destacou, um dos primeiros sinais de que o telefone está clonado se dá quando o aparelho começa a ficar indisponível por muito tempo. Ou seja, o titular da linha não consegue nem ligar ou utilizar as redes de dados móveis devido a clonagem do número efetuada pelos criminosos. “O Código de Defesa do Consumidor abrange esse tipo de situação, uma vez que o cliente tem uma relação comercial e de confiança com a operadora de telefonia celular, que deve fornecer um serviço adequado, sem defeitos. A partir do momento em que há uma prestação de serviço defeituosa, como a clonagem do celular, pois é responsabilidade da operadora tomar providências para que isso não ocorra, os consumidores podem ajuizar ações”, explica.

Os golpistas tem utilizado da clonagem para conseguir dinheiro de parentes das vítimas, sendo que, quando têm sucesso, acabam conseguindo depósitos de milhares de reais. Desta forma, caso o consumidor seja lesado, pode ajuizar ações para reaver o dinheiro perdido, bem como outros possíveis danos financeiros que ocorram com o real dono da linha telefônica.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: