Aterro Sanitário de Frutal contará com e energia Solar

A Prefeitura de Frutal vai instalar pela primeira vez em uma obra pública a energia solar fotovoltaica, ou seja, energia obtida através da conversão direta da luz do sol. O processo licitatório já foi realizado e a empresa vencedora foi a Foz Engenharia Energia Sustentável, que é frutalense e está no mercado há dez anos. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Mônica de Souza Alves, trata-se de uma energia limpa e renovável, porque não causa nenhum tipo de poluição.

Mônica ressalta que a energia solar será considerada a energia do século, pois irá contribuir para conter o efeito estufa que causa o aquecimento global. “É a primeira vez que a prefeitura de Frutal vai fazer a utilização desse tipo de tecnologia, dentro de alguns dias será assinada a ordem de serviço por parte da prefeita Ciça”, informa.

A secretária Mônica Alves informa que essa é uma iniciativa pioneira e a proposta da atual administração é realizar outras ações nesse sentido. “O parque ecológico será a segunda obra que vai utilizar dessa energia fotovoltaica, trata-se de uma ação da Prefeitura de Frutal no sentido de valorizar e incentiva as pessoas a utilizarem essas técnicas mais sustentáveis que causam menos degradações ao meio ambiente”, comenta.

Segundo Mônica, embora a concessão do Aterro Sanitário seja da empresa Quebec, na assinatura do contrato a Prefeitura assumiu a responsabilidade de levar a energia para o local. “Com a instalação da energia o local vai contar com guarda 24horas, com a iluminação da guarita, bem como a instalação de uma balança, para que os resíduos destinados sejam pesados, uma vez que a Prefeitura paga por toneladas destinadas ao aterro sanitário”, explica.

Mônica acredita que a medida trará resultados positivos, pois servirá como modelo para todas as outras ações e obras do poder público. “Hoje a fonte de geração fotovoltaica é a que mais cresce no mundo, em quarto anos, para se ter uma noção, o número cresceu de 4 mil conexões registradas em dezembro 2012, para 7.658 registradas pela ANAEL até 25 em janeiro de 2017”, informa.

A secretária Mônica Alves, conta ainda que entre as propostas discutidas com a prefeita Ciça, é que haja um incentivo no IPTU, ou seja, as pessoas que utilizarem a ecotécnica (reaproveitamento da água da chuva, a não impermeabilização de toda área do seu imóvel, a utilização da energia solar, imóvel com área verde, entre outras), que seja oferecido um desconto no IPTU. “Queremos fazer um estudo dessas ecotécnicas que são sustentáveis e que precisam ser melhores potencializadas no nosso município, para que juntos a gente possa construir um município mais sustentável, como um norte a ser seguido em todas as suas ações, principalmente na área da construção civil, para que a gente possa fazer com  que  a sustentabilidade seja um dos tripés dessa área, que envolve a parte econômica e social”, finaliza.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: