PPP pode viabilizar asfaltamento de mais de 70 quilômetros de estradas rurais em Frutal e região

A ampliação da malha viária frutalense foi a pauta de uma reunião promovida nesta manhã de sexta-feira (15) no gabinete da prefeita de Frutal Maria Cecília Marchi Borges (Ciça). A reunião contou com a presença de prefeitos da região, representantes da classe política, da comunidade frutalense, da Câmara de Vereadores, da indústria do açúcar e álcool e do governo de Minas.

O projeto prevê o investimento na pavimentação de estradas vicinais através de Parcerias Público Privadas (PPP) entre governo e Usina Cerradão. O projeto apresentado pelo empresário Adalberto Queiroz da Usina Cerradão visa investir na infraestrutura para otimizar o escoamento da produção agropecuária de Frutal e o fluxo de moradores e trabalhadores da região abrangida.

O primeiro trecho apontado no planejamento é a ligação da MG-255, na altura do quilômetro 30, passando pelo povoado de Boa Esperança e pelas comunidades da Quineira, São Mateus e Final da Linha até a BR-364, na altura do quilômetro 100. Esse primeiro trecho será dividido em duas etapas.

Em seguida, de acordo com o projeto, a terceira etapa da pavimentação visa ligar a MG-255, na altura do quilômetro 27 até o distrito de Aparecida de Minas. Já a quarta e última etapa do projeto propõe ligar o trecho que foi construído na primeira etapa à BR-153, passando pelo povoado de Água Santa.

O empresário Adalberto Queiroz destacou que a construção dessa malha viária é de extrema importância para o setor sucroalcooleiro, mas também para o desenvolvimento econômico e social dos produtores e moradores daquelas regiões. “Com essa PPP planejamos melhorar o fluxo de escoamento, mas também proporcionar um acesso de maior qualidade para o morador da zona rural”, destacou.

A Prefeita Ciça enfatizou que os benefícios dessa PPP, caso seja efetivada, vai alcançar toda a classe produtora, além de trazer mais desenvolvimento e gerar mais economia para quem mora e vive na zona rural. “Já começamos trabalhar para viabilizar essa parceria e para que essa demanda não seja apenas uma demanda de Frutal, mas de toda a região, por isso eu agradeço muito os meus amigos prefeitos que vieram até aqui para esta reunião”, considerou a chefe do executivo frutalense.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Álcool e Açúcar de Minas Gerais, (SIAMIG) Mário Campos ressaltou que no passado, o setor teve ótimas experiências através de PPPs. “Essas parcerias foram muito bem sucedidas, e acreditamos que juntos, prefeitura, o governo do Estado e a vontade do empreendedor, vamos conseguir fazer com que essas parcerias possam voltar. Só pra gente ter uma ideia, através delas foram pavimentadas aproximadamente 290 quilômetros de estradas” destacou.

O ex-ministro e ex-prefeito de Uberaba Anderson Adauto explicou que com uma PPP todos ganham. “Ganha o município, a região, os produtores, moradores da zona rural e a economia através de melhores condições de produção e escoamento”. De acordo com Anderson, “a obra, apesar de atender ao interesse do setor privado, precisa atender questões sociais”.

Na oportunidade, o prefeito de Pirajuba Rui Ramos falou em favor das PPPs, e contou que também teve boas experiências com essas parcerias. O deputado Leonidio Bolças, que também esteve presente na reunião, ressaltou a importância de o governo retomar projetos através de PPPs e se colocou à disposição em Belo Horizonte para trabalhar em favor do projeto apresentado pela Usina Cerradão.

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: