VEREADOR BRUNO REIVINDICA UTI’S MÓVEIS PARA FRUTAL

Mesmo com uma população de quase 70 mil habitantes, Frutal conta apenas com uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel, que não consegue atender a demanda existente. Diversas famílias sabem muito bem o que é precisar deste amparo e não ter.

A ocorrência que demanda o uso do serviço deve ser prioritário, mas em muitos casos o veículo está ocupado ou em manutenção. Este assunto foi levantando pelo vereador Bruno Augusto, na reunião de segunda-feira (12), que visivelmente indignado, mostrou números e as condições financeiras que o município tem de adquirir mais duas UTI’s, que iriam garantir o suporte básico aos moradores.

O parlamentar relatou um fato ocorrido na quinta-feira (08), onde uma família precisou da UTI móvel, porém a ambulância estava ocupada. “Por volta das 11:30 horas, na quinta-feira, os familiares foram avisados da necessidade de transferir um membro da família para Uberaba. Organizaram a vaga, mas não tinham o transporte, pois a única UTI móvel de Frutal estava ocupada. Diante disso a Secretaria de Saúde iniciou uma peregrinação nos municípios vizinhos, com o objetivo de arrumar uma UTI emprestada.

Por volta das 16 horas, conseguiram o veículo de Itapagipe, cheguei a ligar para prefeita Benice Maia, para que agilizássemos o processo e às 18:15hs, a paciente, uma senhora de 80 anos, foi transferida para Uberaba. Infelizmente tarde demais, pois no dia posterior, ela, uma cidadã frutalense, que contribuiu a vida toda com essa cidade, faleceu. Faleceu em razão da precariedade da saúde pública em nosso município”. Contou. Na oportunidade, Bruno fez um apelo ao Executivo e reivindicou que a Prefeitura adquira mais duas UTI’s móveis, para que pelo menos o atendimento básico seja garantindo a população.

“Uma UTI móvel custa entre 250 a 300 mil reais. Em Frutal, nos cinco primeiros meses, a Prefeitura arrecadou 6 milhões e 700 mil reais somente em IPVA. Do dia 10 a 31 de maio, a Prefeitura recebeu 2 milhões e 300 mil de IPTU. Ou seja, nosso município tem condições suficientes de comprar duas UTI’s móveis a vista. Basta usar o dinheiro público com responsabilidade” Afirmou o vereador. Ele ainda lembrou sobre os cargos comissionados na Prefeitura Municipal, que vão custar mais de 6 milhões de reais ao ano. “Nos cem primeiros dias de governo, a prefeita Maria Cecília nomeou 175 pessoas em cargos de sua confiança.  Essa turma vai custar 6 milhões e 400 mil reais ao ano. Se houvesse uma diminuição de 20% nestes cargos, sobraria 1 milhão e 200 mil reais, dinheiro suficiente para comprar quatro UTI’s móveis”.

Ao encerrar sua fala, o vereador Bruno fez um desabafo e reafirmou que a administração deve zelar das prioridades do município e não das vontades de aliados políticos. “Quando o prefeito senta na cadeira, assume o município com muitas necessidades e prioridades. Um exemplo de necessidade em Frutal é melhorar o transporte público e de prioridade é adquirir essas UTI’s, mas ao ver 175 pessoas sendo nomeadas em cargos de confiança, concluímos que a intenção dessa administração é atender os conchavos políticos”, finalizou.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: