Empreendedorismo será ensinado em salas de aula de Frutal e Iturama

O Sebrae Minas realizou, na última semana, a capacitação dos profissionais que irão participar, neste ano, do projeto Cultura Empreendedora nas escolas da rede municipal e estadual de ensino das cidades de Frutal e Iturama.

Por meio de atividades práticas realizadas por consultores contratados pelo Sebrae, a capacitação permitiu aos professores, supervisores e diretores de escola pensar e agir de modo empreendedor. “Agora, os educadores vão elaborar um projeto para transmitir o que aprenderam aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, de forma interdisciplinar”, destaca a analista do Sebrae, Joana Corrêa.

A parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e com a Superintendência de Ensino das duas cidades, permitiu capacitar cerca de 260 profissionais. Em Frutal, foram 200 educadores de 17 escolas, abrangendo também as cidades de Planura, Comendador Gomes, Itapagipe e Fronteira. Já em Iturama foram, aproximadamente, 60 profissionais capacitados de nove escolas estaduais, incluindo também as cidades de Carneirinho e União de Minas.

A expectativa da secretária de Educação de Frutal, Gabriela Mello, é que o projeto transforme a realidade do aluno e da comunidade em que vive. “O empreendedorismo é um tema atual e que vai além do currículo formal, contribuindo para a economia familiar e, consequentemente, do município”, afirma. Uma das oito consultoras do Sebrae que atuou na capacitação em Frutal foi Andréa Salerno. “Motivação e entusiasmo definem o trabalho com os educadores. O resultado será compartilhado com a comunidade no fim do ano, na Feira Jovem Empreendedor”, destaca.

A desmitificação do fato de empreender estar necessariamente associado à abertura de uma empresa foi o ponto alto da discussão em Iturama, que teve o consultor Diogo Castro como um dos facilitares da capacitação. “O projeto vai além das disciplinas tradicionais. Percebemos que há até uma recuperação de questões associadas à vulnerabilidade social, pois o projeto estimula o crescimento do capital empreendedor do território, o que impacta diretamente no desenvolvimento da economia local”, afirma.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: