Infectologista capacita profissionais da área da saúde para lidarem com Influenza A

Profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), programas municipais e no Hospital Frei Gabriel passaram por uma capacitação na manhã de terça-feira (25), realizada no plenário da Câmara Municipal. Para isso, foi convidada a infectologista que atua no município, Giovana Pena Ferraz.

Durante sua apresentação, a médica falou sobre o protocolo de atendimento aos casos suspeitos de Influenza A ou gripe H1N1 que é recomendado pelo Ministério da Saúde. De acordo com ela, com a aproximação do inverno surgem as doenças infecciosas respiratórias, por isso, a preocupação em capacitar e preparar os profissionais que lidam com a saúde da população. “Temos que ficar de olho nos casos suspeitos que possam surgir e que podem evoluir para complicações e até óbitos”, alerta.

Ainda segundo Giovana Pena, a vacina já está disponível na saúde pública para o chamado grupo de risco do qual fazem parte bebê menor de cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, puérpuras, paciente com doença crônica como diabetes e insuficiência cardíaca, portadores de HIV, câncer, doença renal, hepatite, funcionários da área da saúde, professores das escolas publica e privada, funcionários e detentos do sistema prisional.

De acordo com a médica, felizmente até agora em Frutal não foi registrado nenhum caso grave por suspeita de H1N1. Mesmo assim, ela adianta que o município está preparado para enfrentar a doença, seja com a medicação antiviral ou com profissionais capacitados. Giovana Pena informa ainda que os principais sintomas da doença são febre alta acima de 38 graus associada à tosse ou dor de garganta, dores no corpo, articulações, cabeça e indisposição. “Aos primeiros sinais, pedimos para que a pessoa procure imediatamente o médico”, orienta. (Zilma de Oliveira – Assessora de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)

 

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: