Acidente contamina água do Vertente Grande

Com relação ao acidente registrado na noite desta sexta-feira (29) onde parte da carga tóxica caiu no córrego Vertente Grande a secretaria Municipal de Meio Ambiente informa.

Os profissionais da SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) percorreram trechos do Vertente Grande para fazer uma análise prévia sobre os impactos do acidente ambiental.

Houve contaminação da água e há peixes mortos. Diante das análises preliminares, os profissionais alertam moradores do perímetro urbano e principalmente quem mora na zona rural na região da Água Amarela para que não pesquem, nadem ou utilizem a água do Córrego Vertente Grande para consumo ou irrigação. Também é importante não fornecer essa água aos animais, pois o produto despejado no córrego é altamente tóxico.

Uma equipe especializada da Polícia Militar de Meio Ambiente está fazendo uma análise mais detalhada sobre os danos e em breve teremos mais orientações sobre os próximos procedimentos. Tanto polícia quanto a Secretaria de Meio Ambiente estão tomando todas as providências necessárias para amenizar o impacto ambiental desse acidente.

Profissionais ambientais já estão analisando medidas que auxiliem na recuperação do córrego e no reestabelecimento da vida ali existente.

Perigos de contato com o produto

 

• Pode causar queimaduras graves na pele, olhos e mucosas.

• O vapor produzido é irritante.

• Polui rios e corpos d’água alterando o pH. Afeta a flora e a fauna que tiver contato com o ácido.

Efeitos do Produto:

• Se em contato direto com os olhos causará queima duras sérias até a perda da visão.

Efeitos adversos à saúde humana:

• A  inalação  causa  irritação  severa  nas  vias  respiratórias.  Pode  causar edema  pulmonar.  O contato com a pele causa queimaduras, podendo levar a dermatites. O contato prolongado  do ácido  leva ao dano  visual até  a  perda  da  visão.  Se  ingerido,  pode  causar  queimaduras  nas mucosas  da  boca  e  no sistema digestivo.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: