Psicóloga orienta população sobre os riscos das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

A psicóloga Andreza Batista Mattos, que atua no programa municipal CTA/DST, ministrou na manhã de terça-feira (28), uma palestra no ambulatório do Hospital Frei Gabriel. Ela foi convidada pelo grupo de humanização que a cada 15 dias desenvolve atividades através do projeto “Vivendo e Aprendendo”. Nesse dia, houve também apresentação de violão e sorteio de vários brindes. No final, o público respondeu a um questionário em que pôde fazer uma avaliação sobre o que achou das atividades.

Para Andreza Mattos, foi importante poder discorrer sobre os riscos e os cuidados que as pessoas devem ter em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Na palestra, a psicóloga falou sobre os agentes causadores e a importância da existência de uma janela imunológica de 30 dias e da realização dos testes para a manutenção da saúde, entre outros tópicos. “Por meio de ilustrações nós quisemos focar o quanto é importante a prevenção de doenças como sífilis, HIV e hepatites B e C”, observa.

Ainda de acordo com Andreza, a educação continuada sobre doenças sexualmente transmissíveis é uma ação que está sendo desenvolvida também nas redes municipal e estadual de ensino e instituições que manifestem interesse sobre o assunto com o intuito de trabalhar cada vez mais a prevenção junto à população. “Sempre que a gente aborda esse tema as pessoas ficam muito atentas porque é um assunto preocupante”, destaca.

O programa municipal CTA/DST funciona a partir das 7h para gestantes, nas terças, quartas e quintas, para o público em geral nos mesmos dias, no entanto, a partir das 9h. No local existe a sala de espera onde são trabalhados o pré e pós-aconselhamento e feita a Testagem Anônima. A equipe do programa é composta por um coordenador, psicóloga, assistente social, farmacêutica, enfermeira, assistente de enfermagem, recepcionista e serviço geral. O CTA fica localizado na Av. Brasília, 609. O telefone de contato é o 3423-2615.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: