Morte de macacos em Sacramento alerta para risco de febre amarela

Morte de dois macacos em Sacramento, a 80 quilômetros de Uberaba, está sendo investigada por suspeita de febre amarela. Os animais foram encontrados mortos na semana passada na zona rural do município. Material foi recolhido e encaminhado para exames no laboratório oficial do Estado, em Belo Horizonte, mas a análise ainda não foi concluída.

Em entrevista coletiva ontem, o secretário municipal de Saúde de Sacramento, Reginaldo Afonso dos Santos, explicou que os macacos encontrados mortos estavam em estado avançado de decomposição. Por isso, o resultado do exame poderá não ser conclusivo sobre a contaminação por febre amarela.

Mesmo assim, o secretário ponderou que não há motivo para preocupação em relação à doença na região de Sacramento. Ele informa que nenhum caso suspeito em humanos foi registrado na cidade ou nos municípios vizinhos.

Além disso, o representante da Secretaria de Saúde de Sacramento salientou que um trabalho preventivo está em andamento. Segundo ele, as equipes de saúde estão visitando em casa as famílias residentes na zona rural para verificar o cartão de vacinas e aplicar a dose da imunização contra a febre amarela, se necessária. A atualização da vacina contra a doença deve ser feita a cada 10 anos.

O secretário ainda orientou que as pessoas que trabalham na zona rural e que estão com viagens marcadas para fazendas no município procurem as unidades de saúde para verificar a necessidade de atualizar o cartão de vacina.

Em Uberaba, a mesma recomendação foi dada pelo diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura. De acordo com ele, cerca de 1.000 doses foram disponibilizadas pelo governo estadual no início deste mês e todas as unidades de saúde estão abastecidas para atender à população. O atendimento é feito nas terças e quintas-feiras, das 8h às 16h.

Até o momento Uberaba também não tem suspeitas notificadas de febre amarela. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a cidade não registra caso positivo da doença há mais de 10 anos.

Fonte: Jornal da Manhã

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: