Ponto de Vista: Produzir a Universidade: a luta estudantil da UEMG de Frutal!!

otaviomachadoDedico o presente texto a tod@s que são UEMG!!

O significado da ocupação da unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Frutal pelos seus estudantes desde ontem (02 de maio de 2016) é forte sob o ponto de vista simbólico, político, social, cultural e humano, porque essa ação está caracterizada pelo fato da própria compreensão histórica do estudante como um ente importante na instituição, que percebe-se como responsável em agir num momento apropriado para exigir e de participar do aperfeiçoamento da instituição e é a parte que mais é atingida quando a finalidade da instituição deixa de ser cumprida e assumida.
O protagonismo dos estudantes vai além da solidariedade ao movimento grevista dos professores e professoras que escolheram essa via para ver atendidas suas reivindicações, mas vai de encontro ao atendimento das necessidades mínimas daquilo que é a razão de ser quando da sua escolha por estudar numa universidade pública: contribuir com seu talento para a instituição ir além!!
O que dizer da disposição dos estudantes em assumir o seu papel enquanto membro da comunidade universitária? O que dizer das incompreensões surgidas e que buscam sufoca-los quando expressam para garantir seus direitos? O que dizer ainda dos limites de sua luta, de sua condição social e dos seus desafios?
Quando os estudantes levantam suas bandeiras aparecem ao seu redor os de sempre que dizem que não vale a pena qualquer esforço para a mudança do quadro social e educacional do País, que tudo está perdido e só o lamento é que vai prevalecer.
A construção do futuro exige atitude, coragem, participação, generosidade, compromisso, energia, luta, esperança e sonho. São elementos que movem as pessoas para o crescimento, a evolução como ser humano, que permite deixar marcas por onde esteve e passou e gera um sentimento muito bacana de satisfação com a própria existência.
Os gestos de cada pessoa que se junta com as demais para fazer a história só vai demonstrar que não se desistir daquilo que se acredita e se valoriza. Os estudantes estão ocupados por acreditam, valorizam e não querer desistir da UEMG. Quem não souber captar a mensagem dos estudantes nesse momento vai ser esquecido pela história, seja ele membro da comunidade escolar, seja ele membro do mundo político-administrativo o qual a UEMG está ligada. Considerando que depois que passar, passou! Esse é o momento de levantar a voz: somos todos UEMG.
É preciso fazer entender aos que ainda não entenderam que a UEMG é um patrimônio público que faz a diferença na vida das pessoas, da cidade e do País. Que muito já se construiu para que ela pudesse chegar até aqui, mas muito ainda falta para que possamos ainda nos orgulhar daquilo que existe.
O ato de ocupar a UEMG tornando-a como a sua “casa” por um momento significa que os estudantes estão protegendo a universidade e acreditando que tudo vai ser melhorado com essa ação. O ato de levantar barricadas significa que os estudantes buscam impedir a derrubada dos seus sonhos, ideais, futuro e crença na UEMG!
Os estudantes estão aí para nos lembrar que a UEMG merece mais! Que eles querem mais!! Que a UEMG pode muito mais! Que quem está na UEMG ou quem está com a UEMG não pode deixar de dar sua contribuição para a construção dessa melhoria!
Os estudantes querem uma universidade de verdade, real, apropriada, protagonista! Não querem uma universidade ajoelhada politicamente para receber atenção ou sucateada financeiramente que vai viver eternamente de migalhas! Só querem que na sua universidade tenha um restaurante universitário, uma moradia estudantil, uma assistência social aos estudantes oriundos de grupos desfavorecidos, as bolsas de manutenção acadêmica e TODAS as possibilidade de crescimento intelectual e humano. Os estudantes só pedem uma universidade! Será que pedem muito?

Prof. Otávio Luiz Machado (Departamento de Ciências Humanas e do Grupo de Pesquisa Juventudes, Sociedades e a Formação Humana – Unidade Frutal).

rrochaok

jm

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: