Agora é oficial: Governo de MG extingue o HidroEx

aerea

NOTA SOBRE A REESTRUTURAÇÃO ADMINISTRATIVA

O Governo de Minas Gerais protocolou na manhã desta quarta-feira (4/5), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), mais uma parte da reestruturação administrativa iniciada com a descentralização do Governo, a criação dos 17 Territórios de Desenvolvimento e o contingenciamento de R$ 2 bilhões no orçamento deste ano. A proposta tem como objetivo tornar o Estado mais eficiente, ágil e próximo do cidadão, reduzindo o inchaço da administração que levou à situação fiscal atual. A mudança implica também na extinção de 67 mil cargos vagos no Estado. Estão resguardados os cargos que possuem concursos homologados e em andamento.

A reestruturação está concentrada principalmente na Administração Indireta do Estado – autarquias, fundações e empresas. Mas também promove mudanças na Administração Direta. Para reforçar a estratégia de diversificação da economia do Estado, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) passará a ser o órgão condutor da política de desenvolvimento econômico, com status de secretaria. Com isso, será extinta a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) passa a se chamar Secretaria de Estado de Cidades e Integração Regional.

A política de desenvolvimento econômico será planejada e monitorada coletivamente por um comitê formado pelas secretarias de áreas afins, como as secretarias de Estado da Fazenda, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Turismo, de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais, de Cidades e Integração Regional, além das presidências do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, tendo a Codemig como órgão executor da política de desenvolvimento.

A reestruturação propõe a criação, caso necessário, de três secretarias extraordinárias, sem estrutura administrativa, que atuarão por tempo determinado em situações eventuais ou emergenciais.

Com a extinção da SEDE, a Cemig ficará vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e, o BDMG, à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) será substituída pelas pastas da Segurança Pública e da Administração Prisional. Um comitê, presidido pelo secretário de Segurança Pública, irá reunir Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e também a Secretaria de Administração Prisional para coordenar as políticas de segurança pública.

Também deixa de existir a Secretaria Geral da Governadoria. As atribuições dessa pasta serão realizadas pelo Gabinete do Governador, pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) e pelo Gabinete Militar do Governador.

Na reestruturação apresentada, a Rede Minas de Televisão e a Rádio Inconfidência passam a formar a Empresa Mineira de Comunicação (EMC). A Imprensa Oficial de Minas Gerais será transformada em uma subsecretaria da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais.

Outras alterações serão feitas na Administração Indireta, com a extinção de órgãos e o repasse de suas atribuições a outros setores do Estado. Os servidores efetivos em exercício serão realocados para os órgãos que assumirem as funções. Nenhuma política pública deixará de existir. Portanto, o Governo de Minas Gerais precisará desses servidores para continuar prestando serviços essenciais para a população. A saber:

 

DEIXAM DE EXISTIR ÓRGÃO QUE ASSUME
Ouvidoria Geral do Estado (OGE) Controladoria-Geral do Estado (CGE)
Imprensa Oficial de Minas Gerais Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais
Dep. Estadual de Telecomunicações (Detel) Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão
Instituto de Geoinformação e Tecnologia (Igetec) Fund. João Pinheiro e Sec. de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Hidroex Universidade do Estado de Minas Gerais
Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig) Universidade do Estado de Minas Gerais
Departamento de Obras Públicas do Estado (Deop-MG) Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais
Fundação Ruralminas Secretarias de Estado de Agricultura e de Desenvolvimento Agrário
Companhia Mineira de Promoções (Prominas) Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
Escritório de Representação de Brasília Secretaria de Estado de Governo
Intendência da Cidade Administrativa Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão

 

Atenciosamente,

Governo do Estado de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: