Museu restaura primeiro aparelho de TV da história de Frutal

2101tvMuita gente ainda não conhece a história de Frutal, nem mesmo os causos e “anedotas” que persistem nesse “mundão” da nossa cidade. Mas um dos causos verídicos que sempre gostei de ouvir foi o da chegada do primeiro aparelho de TV na nossa cidade, que me foi relatado várias vezes pelo seu próprio personagem principal, o saudoso amigo Jeová Ferreira. Aliás, tive o prazer de ver o aparelho montado e funcionando em sua casa na rua Bias Fortes ainda quando eu era criança, no final da década de 80.

Contava-me ele que, sendo técnico em eletrônica, encantou-se com o invento chamado TV numa de suas viagens para o estado de SP. Decidido a trazer a novidade para Frutal, comprou peça por peça do aparelho e montou o primeiro aparelho de televisão da história de Frutal. O resultado? Primeiro diziam que aquilo era um rádio para conversar com os comunistas na Rússia, o que lhe custou meses de explicação. Depois, a TV virou atração da cidade e o povo se amontoava na porta de sua casa para se deslumbrar com aquela invenção.

Depois de tantas décadas, eis que o aparelho alvo de tanta polêmica há mais de 50 anos está totalmente restaurado e novamente exposto no Museu Municipal de Frutal. Essa e outras tantas histórias podem ser encontradas por lá. Fiquei feliz, muito feliz, de ver essa relíquia da nossa história ser tratada com o carinho que merece, assim como Jeová sempre estará eternizado na memória daqueles que vivem aqui.

rrochaok

jm

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: