Morre Jeová Ferreira, um dos grandes nomes da história de Frutal

jeovaferreiraÉ com grande pesar que registro nessa quinta o falecimento de Jeová Ferreira. Frutal fica mais pobre de história mas, sobretudo, fica mais pobre ao perder a sua presença e sua sabedoria. Autor do livro “Original História de Frutal” e dono de um conhecimento profundo sobre históricos da cidade e de famílias que chegaram ou passaram pelo nosso município, Jeová também foi um grande incentivador dos meios de comunicação nessa cidade.

Coube a ele a missão de construir – peça a peça – o primeiro aparelho de televisão da cidade (hoje exposto no Museu Municipal), o que levou, à época, muita gente achar que aquela caixa mágica seria uma ferramenta para conversar com comunistas na Rússia. Além disso, coube a ele montar o primeiro retransmissor de televisão da cidade e, por muitos anos, ter sido o responsável pela manutenção dos transistores.

Isso sem contar o fato de ter trazido o primeiro computador para a cidade e, lá no início da década de 1990, incentivar uma turma de jovens a ingressar no mundo da programação de computadores, o que era considerado uma inovação e tanto à época.

Não resta dúvidas de que, se listarmos as contribuições de “seu Jeová” para a nossa cidade, ficaríamos aqui um bom tempo listando tudo o que fez pelo desenvolvimento de Frutal. Seu falecimento por questões de saúde – há anos travava batalha contra câncer – deixa esse dia três de setembro ainda mais triste para a história do município.

Jeová, que tanto pesquisou e preservou a história do “Carmo do Fructal”, passa agora a ser uma importante página na memória dos frutalenses.

Sua morte foi comunicada pela ACIF/CDL – órgão pelo qual prestou serviços durante décadas – com a seguinte mensagem em rede social:

“A ACIF/CDL Frutal lamenta profundamente o falecimento do Sr. Jeová Ferreira, que nos deixou nesta quinta. A partir de hoje, ele entra de vez para a História de Frutal; história que ele ajudou a construir, propagar e cuidar como poucos.

O autor do livro “Original História de Frutal” sempre foi um cidadão diferenciado. Especialista em eletrônica, ele foi o responsável pela chegada da TV em Frutal. Prestou serviços por muitos anos para a ACIF/CDL, desde os primeiros anos de atuação da entidade. Muito comunicativo, Sr. Jeová conquistou a simpatia de todos os que com ele tiveram a oportunidade de conviver.

A ACIF/CDL deseja paz e conforto aos familiares e amigos. Obrigado, Sr. Jeová. Seu nome está escrito de forma permanente na História da entidade e de todo o município!”

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: