Falta do Cadastro Ambiental Rural pode prejudicar produtores rurais

2109silascarvalhoProdutores rurais que ainda não realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) devem correr contra o tempo para evitar transtornos no futuro. Isso porque, apesar da prorrogação do prazo final para maio do ano que vem, dezenas de serviços dependem do documento para serem autorizados, desde linhas de crédito em bancos a registros nos cartórios de imóveis.

O engenheiro ambiental Silas Carvalho, que presta serviços de cadastramento do CAR destaca que os produtores devem estar atentos para evitar transtornos e até mesmo não perderem possíveis benefícios ou negócios pela falta do documento.

“Dentre alguns serviços que hoje necessitam, obrigatoriamente, do CAR, estão a transferência de escritura de compra e/ou venda de propriedades rurais; acesso a linha de crédito em agências bancárias; regularização de áreas desmatadas ou suspensão de eventuais multas ocorridas até julho de 2008 entre outros serviços” explica.

Silas acrescenta falando também sobre os benefícios que o CAR trás tanto para o produtor quanto para com o meio ambiente que são “averbação da reserva legal; indicação de remanescente de vegetação nativa; áreas de uso restrito e áreas consolidadas, delimitação de áreas de preservação permanente (APP) e conservação das nascentes; monitoramento, controle e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativas; e ainda ajuda no processo de licenciamento ambiental e outorga d`água das propriedades.

“Como demonstrado, são inúmeros serviços que hoje dependem diretamente do Cadastramento e que, se ele não for feito de forma adequada e correta, o produtor poderá ter problemas no futuro”, afirma.

Ele ilustra que se o cadastro não for feito com todas as informações corretas, o produtor pode ter transtornos no momento da venda de um imóvel, por exemplo, e em futuras fiscalizações que estão previstas em lei.

“Presto esse serviço de realização do CAR com toda a atenção e responsabilidade necessária, garantindo aos nossos produtores que possam estar em dia com as obrigações para conseguir qualquer tipo de licenciamento, linha de crédito ou mesmo que realizem operações de compra e venda de terras”, reforça.

O engenheiro ambiental Silas Carvalho atende na praça Alcides de Paula Gomes, 85, no Centro de Frutal. O telefone para contato é o 34-9974-8460 ou o 34-3421-9105.

silasok

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: