Oftalmologista alerta sobre riscos da hipermetropia na infância

hipermetropiaOs bebês e as crianças exigem cuidados redobrados. Em todos os sentidos, eles dependem muito do auxílio dos pais ou responsáveis. Quanto à saúde é preciso muita observação para os mínimos sinais. Um dos fatores que podem ser mais comuns é a incidência da hipermetropia infantil, que é quando a imagem é formada atrás da retina. Isso faz com que se enxergue melhor o que está longe do que aquilo que está perto. Até certo ponto, nos bebês e nos primeiros anos de vida é um problema considerado normal, porque o olho ainda é pequeno. Com o passar do tempo, se o problema persistir é preciso procurar auxílio médico.

Segundo a oftalmologista Raquel Paiva, de Centro Completo de Oftalmologia, o HCO de Uberlândia, em alguns casos a anomalia pode desaparecer e em outros é preciso a correção com uso de óculos. “A hipermetropia tem a característica de diminuir espontaneamente ao longo do tempo. No entanto, quando ela é um pouco maior ou acompanhada de estrabismo exige o tratamento o quanto antes. É aconselhável que os pais levem seus filhos para um exame anual até os 10 anos, que é quando o desenvolvimento da visão se encerra”, destacou.

A hipermetropia em muitos casos pode ter influência do ambiente, a etnia e, principalmente, a genética. O tratamento mais indicado é o uso de óculos. “Com o passar do tempo e a falta de tratamento adequado, a hipermetropia pode se tornar uma ambliopia, que é a falta do desenvolvimento da visão ocasionada pela falta de estímulo. Isso é irreversível”, explica Raquel.

Mesmo que ainda não consigam se expressar, os pais precisar estar atentos aos mínimos detalhes. “As crianças não costumam dar sinais muito claros sobre o que está sentindo. Então, é preciso que os pais fiquem em alerta quando ele reclamar de dor de cabeça (principalmente ao fim dia), cansaço visual, ardência nos olhos, olhos vermelhos e a dificuldade para enxergar aproximando para ver os objetos, por exemplo, ao ver TV”, informa a oftalmologista Raquel.

A prevenção e o cuidado no tempo certo podem evitar uma série de contratempos. Papais e mamães devem sempre estar atentos a todos os passos dos bebês e crianças. O período é de descoberta de um mundo novo de um lado e carinho e amor de outro.

Sobre o HCO
O Centro Completo de Oftalmologia (HCO) atua em Uberlândia e região desde 1989. Com o compromisso de proporcionar aos clientes um dos melhores serviços oftalmológicos do Brasil, o HCO conta com profissionais qualificados, modernas instalações clínicas e cirúrgicas e equipamentos de avançada tecnologia que garantem e aprimoram diagnósticos e tratamentos de última geração oferecidos aos clientes. Assim, a qualidade dos serviços oferecidos pelo HCO se distingue pelo profissionalismo e competência de sua equipe médica e pela filosofia humanística, em que o relacionamento com os clientes se fundamenta em uma ética superior.

Sobre Raquel Paiva.
Raquel Souza Nunes Paiva é médica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tem Residência e Especialização em Plástica Ocular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Doutorado em Plástica Ocular pela Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto. No HCO, é do Departamento de Cirurgia Plástica Ocular, Oftalmopediatria e Vias Lacrimais.

rf2015d

comercialcaentano

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: