Menores danificam o ISPA e são flagrados pela PM
Jovens invadiram hoje o prédio do ISPA e começaram a quebrar tudo lá dentro. Felizmente uma testemunha viu o que estava acontecendo, acionou a Polícia Militar e, rapidamente, uma viatura chegou lá e deteve os 8 menores que estavam no interior do prédio com a intenção de provocar danos a um patrimônio histórico de Frutal que, com muito esforço, deverá ser reformado pela Paróquia de Santo Antônio.
O caso aconteceu por volta das 16h. de hoje e, de acordo com Pablo Vasconcelos, que produziu a imagem, os jovens entraram no local com a única intenção de promover quebradeira. Apesar de terem sido flagrados, os jovens, ao que tudo indica, eram menores e acabaram sendo liberados posteriormente.
De toda essa história, o que nos deixa chateado é o fato de algumas pessoas ainda não compreenderem o valor do ISPA para a cidade de Frutal. Jovens, como esses, ao invés de ocuparem a tarde com algo produtivo, resolvem destruir o patrimônio de outras pessoas, nesse caso, um patrimônio que pertence à Igreja mas que é de fundamental importância na história e desenvolvimento de uma cidade toda.
Ainda bem que temos pessoas conscientes como Pablo, que não deixam barato casos como esse. Parabéns a ele que acionou a Polícia Militar. Parabéns aos PMs que estiveram no local e pegaram “no pulo” os jovens danificando o prédio. Tomara que esses garotos aprendam a lição.
Histórico
Só para constar, o prédio do ISPA deverá ser tombado como patrimônio histórico da cidade. No ano passado uma grande polêmica se instalou na cidade sobre a demolição ou não do local. Isso porque havia a intenção de se construir dois condomínios de apartamentos de alto padrão no local, sob alegação de que o prédio já estava condenado e o custo da reforma seria exorbitante. O Ministério Público entrou em ação e felizmente a demolição não ocorreu. Agora a Paróquia de Santo Antônio e a comunidade frutalense estão unidos com o intuito de arrecadar cerca de R$1 milhão necessários para a reforma do prédio. Assim que ocorrer, projetos sociais e educacionais deverão ser implementados por lá.
O prédio do ISPA foi o primeiro colégio de Ensino Médio em Frutal. Foi construído pela comunidade frutalense que não queria mais enviar seus filhos para fazer o Ensino Médio na cidade de Uberaba. À época ficou acordado com a Igreja Católica que, caso o prédio fosse construído, a Igreja se responsabilizaria de montar um colégio no local, mandando para a cidade freiras e padres para serem professores. Dado a grande união da cidade e a importância histórica para Frutal, o prédio deverá ser tombado como patrimônio histórico municipal, garantindo assim sua preservação e a memória da cidade.
==
Obrigado ao leitor Pablo Vasconcelos que enviou as informações e a imagem pelo WhatsApp, assim como um vídeo de toda a ação.
==