Noticias

Prefeitura responde a questionamentos de frutalenses

Recentemente o grupo “Movimento Frutal em Debate”, que reúne cerca de 3,6 mil pessoas na rede social Facebook, encaminhou uma série de questionamentos à prefeitura de Frutal.

Na tarde de ontem as respostas chegaram. Confiram as perguntas e as respostas dadas pelo prefeito Mauri Alves:

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano

– Asfalto do trecho da Avenida Goiás que faz ligação entre os bairros Nova Frutal e Flamboyant, quando será realizado?

Esse trecho está orçado e dentro da programação de investimento da administração, o mesmo será estabelecido uma parceria com os proprietários paralelos para que o objeto venha a ser cumprido o mais rápido possível.

– Necessidade de fechamento de todos os cruzamentos da Euvaldo Lodi, com locais específicos de retorno. Qual o encaminhamento que a prefeitura pretende dar a essa questão?

Sim, iremos fechar todos os cruzamentos exceto alguns que permanecerão para retorno com entrada na quadra e semáforo (ex: Rua Silvio Romero)

– Quando irá ocorrer a implantação de ciclovias na Goiás, Brasília, JK, Rio de Janeiro e Euvaldo Lodi do Estudantil ao Ipê? 4. Necessidade de implantação de semáforo no cruzamento da Capitão Felizardo Fontoura com a Euvaldo Lodi, visto que, em especial, nos horários de pico há grande probabilidade de acidentes.
As ciclovias que não participarão do processo de modelagem por licitação será executado pela administração, sendo a mesma uma faixa compartilhada para tal função. Nesse local de encontro com a Rua Capitão Felizardo Fontoura com a Euvaldo Lodi já foi estudado e terá uma intervenção definitiva em questão da segurança do transito, a mesma faz parte de um projeto de remodelação desse trecho que a Secretaria de Planejamento e o Departamento de Trânsito estão em desenvolvimento, posterior a aprovação será executado com recursos próprios da administração.

– Construção de rede de drenagem de águas pluviais na Av. Rio de Janeiro seguido de adequação do leito carroçável com eliminação das valetas que desestimulam o trânsito por aquela avenida congestionando a Av. Euvaldo Lodi.
Esse projeto de suavização já está pronto e orçado aguardando programação orçamentária por conta de investimentos próprios.

– Necessidade de instalação de semáforo no cruzamento da Av. Euvaldo Lodi com a Capitão Felizardo Fontoura, com o objetivo de facilitar o cruzamento dessas vias e ordenar o transito no local.
Sim, como descrito anteriormente, acima.
– Tornar a Rua Machado de Assis mão única em sua totalidade, pois em determinados horários torna-se impossível o transito em duas mãos, principalmente em horário em que alunos deixam a escola que existe no local, onde os pais promovem uma fila dupla impedindo o trafego no sentido contrário e ou providenciar policiamento e proibir estacionamento no local para aumentar a fluidez do trânsito. Quais a providências da prefeitura em relação a esse problema?
Essa área está dentro de nossas programações para intervenções urbanísticas de trânsito.
– O bairro do Ipê todo precisa ter sinalização horizontal e vertical, pois o local é marcado por um grande fluxo envolvendo vias e estradas, saídas e entradas da cidade.
Está área também está programada para interferências urbanísticas de trânsito.
– As avenidas estreitas, como Euvaldo Lodi, precisam ter proibido o estacionamento à direita, como acontece em outras cidades que regularam seu trânsito, ficando o estacionamento para ruas que a cruzam, dado o fato de que duas filas de carros não se comportam com a possibilidade de estacionar e aumentando o problema e risco de acidentes;
Sim, a proposta que está em estudo é realmente diminuir o canteiro central e abastecer com uma faixa de ciclovia de um ou outro lado, sendo também o estacionamento estabelecido para um dos lados.
– Existe a necessidade de mudar o sentido de mão única da Rua 13 de maio, atualmente ela tem o sentido centro-bairro e, fica muito difícil quem mora no Jd. Eldorado se deslocar de carro sentido bairro-centro.
Foi cogitado essa hipótese e a mesma ainda está em estudo para tomar definição na questão de trânsito.
– Quais as políticas municipais que estão sendo desenvolvidas em relação à questão da segurança pública de Frutal? Qual a situação das prometidas câmeras de monitoramento, o projeto olho vivo?
Já estão sendo instaladas. A proposta visa a melhor segurança da população em alguns pontos estratégicos para controle operacional da policia. Esse projeto ajuda em 24 h de monitoramento, a desordem e o descumprimento da lei ocasionado por cidadãos infratores.
– Quais as ações da prefeitura no sentindo de desobstruir as calçadas tomadas em muitos lugares da cidade por entulhos de todas as ordens, com destaque para os materiais de construção e seus resíduos?
A Prefeitura ainda sofre com alguns frutalenses que não colaboram com o código de postura de nosso município, está sendo estudado uma penalidade mais severa para que esses possam realmente obedecer de forma efetiva o espaço público que é utilizado por todos.
– Resolução do problema relativo ao cemitério que ocupa área de manancial em Aparecida de Minas.
Está sendo estudado e analisado o caso para maiores esclarecimentos e tomadas de decisões pelo poder executivo.
– Se a eliminação completa dos quiosques em praça pública for impossível e se chegar à conclusão de que são benéficos e que contam com o apoio da maioria da população, que os mesmos sejam padronizados e devidamente licitados e fiscalizados no sentido de que não haja aluguel dos mesmos.
O Poder Executivo fez um acordo com o Ministério Público, dentro de um prazo que está em vigência, a solução definitiva de ocupação dessas áreas que será mapeadas e proposto ao mesmo, modelos e formas de ocupação coerente previsto por lei. Certamente teremos em breve a forma abordada pelo município para esclarecimento a toda população.
Secretaria de Esportes
– Quais os projetos sociais para utilizar praças, campos de futebol, e outras áreas institucionais que beneficiem e tornem funcionais todas as partes da cidade que estão em curso?
Podemos citar o Projeto Atleta Cidadão, que em sua totalidade, soma 35 escolinhas de esportes, que atendem crianças e jovens de 7 a 18 anos, em modalidades de Futebol de Campo (que atende o Campo dos Veteranos, Campo do Ipê Amarelo e Buraco Fundo), Futsal (nas quadras da Escola Frei Teodósio, Necime Lopes e Geralda de Carvalho e Polivalente), Handebol (na quadra do Parque dos Lagos), Volei (na quadra do Gomes da Silva) e Basquete (No Vicente de Paulo e Alonso de Morais). Reafirmamos a importância deste projeto, educacional e socialmente, tendo em vista a quantidade e amplitude de crianças e jovens atendidas. A saber, são mantidos pela cidade, times de Vôlei, Basquete, Handebol, Futsal e Futebol de Campo, em idades que vão desde o mirim, passam pelo infantil, juvenil até a idade adulta. Além de prestar apoio a modalidades como pedestrianismo, skate, judô, jiu-jitsu, tênis. Além das academias ao ar livre nas praças da cidade. Estes, entre outros eventos realizados ou apoiados, em quadras, campos e praças, em diversas modalidades e atividades de Frutal.
Secretaria de Governo
– Em qual patamar se encontra o processo de revisão do Plano Diretor?

A posição atual do Plano Diretor: Publicado licitação para dia 23/05/2014 – Empresa vencedora irá reformulá-lo através de documentos existentes e audiência públicas. Em torno de 9 meses para conclusão.
Secretaria de Educação
– Quais os projetos em curso relativos à superlotação das escolas públicas do ensino fundamental, pois a cada ano, pais tem que madrugar pra conseguir vaga?
Na verdade há um problema de lotação em algumas turmas, em escolas do centro, especialmente no ano de 2014 em virtude de alteração de lei que reza sobre o ingresso das crianças no Ensino Fundamental (mudança de data de ingresso), havendo uma maior procura nessa faixa etária. As escolas localizadas em regiões periféricas tem um número satisfatório por turma. Ocorre ainda que as famílias querem as vagas em escolas centrais, mesmo morando em bairros distantes, por isso a incidência de filas.
Estamos trabalhando, com projeto já pré-aprovado no MEC, para a construção de uma nova unidade escolar para o Ensino Fundamental, no Bairro Jardim do Bosque.
O número de vagas hoje existentes nas escolas municipais e estaduais são suficientes, de acordo com o Censo Escolar, para atender a demanda existente.

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: