Noticias

Dr. Celso se manifesta em redes sociais

Para finalizar o assunto sobre a mudança ocorrida com o psiquiatra Celso Macedo, replico aqui mensagem postada pelo médico em sua página na Rede Social no Facebook:

“Foi com muita tristeza e espanto que recebi na última segunda-feira minha alta/demissão do CAPS de Frutal. Durante os últimos seis anos fiz do CAPS minha casa. Como os usuários diziam, estava lá “internado” com eles. Fala que trazia ainda o resquício dos tempos do Manicômio. Mas com a construção de dispositivos abertos, amorosos, com trocas solidárias e ternura, com alegria e cuidado libertário acredito que conseguimos mostrar a todos os nossos usuários que a liberdade é terapêutica. O hospício era um espaço de exclusão, estigmatização e violência. Aprendemos juntos que cuidar é incluir, incluir é inserir com voz, singularidade, direitos, vida libertária e solidário. Produzimos um outro olhar sobre a doença mental, o que nos importava era a existência – sofrimento na sua conexão com o social. Os usuários participavam das decisões coletivas com a assembleia geral autogestiva e opinavam sobre seu tratamento com os grupos de medicação. A equipe funcionava horizontalmente. Foram seis anos de muita luta, paixão, aprendizado. Sonhamos muito, produzimos muito. Compartilhamos alegrias, tristezas, perdas, encontros, vitórias e derrotas. Parafraseando meu querido mestre e amigo, Jorge Bichuetti,
“Esta é a nossa vida, já que assumo que nada sou: sou o que este CAPS fez de mim.
Diante de tantos que nos amam pelo que fazemos, nossa cumplicidade.
Eles fazem juntos com seu apoio e inspiração.
Aos que resistem o novo e caluniam e difamam… Nosso desejo de que prossigamos pelo bem que fazemos e com aqueles que desejam nesta vida algo de novo.
… Os que choram, em suas lágrimas nos pedem mais.
… Os feridos na estigmatização e nas violências da rua esperam mais…
… Os que se viram, um dia, negados-silenciados-estropiados, aguardam que façamos mais…
Não retrocederemos no processo da reforma Psiquiátrica: com, sem e apesar dos homens.
Não do homem genérico: mas daqueles que desejam a escuridão quando dizemos, claramente, as luzes que vimos e temos não iremos ocultá-las…”
Assim, era o CAPS de Frutal: minha casa, meu lar… meu povo e meus sonhos.
Desejo aos usuários e a equipe do CAPS que continuem nosso sonho. Pelos caminhos que trilharei, mesmo à distância, continuarei sonhando com vocês. Obrigado por tudo que me ensinaram. Espero que este aprendizado me seja útil para cuidar de outros que tanto sofrem neste Mundo que ainda não aceita a diferença”.

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: