Noticias

Zoneamento escolar, segurança, calçadão…

Até entendo quando se fala no fotalecimento das escolas de bairro, meta maior do tão falado zoneamento escolar adotado a partir desse ano em Frutal. A alegação é evitar uma superlotação de alunos nas escolas centrais em detrimento das escolas mais periféricas. Acredito, sim, que a qualidade de ensino seja realmente a mesma e, conhecendo os professores, sei que todos dão o melhor de si para os alunos, independente da escola onde estão lecionando. Mas, vejo a questão por um outro ângulo também…

==

…uma outra questão me parece não ter sido discutida quando se fala em zoneamento é o que acontece no espaço externo das escolas. Dentro, certamente, há toda segurança e qualidade exigida pelos frutalenses. Mas muitas dessas escolas mais periféricas, infelizmente, têm problemas co a segurança em seu ambiente externo, fruto da ação de pessoas que não perdoam nem mesmo o horário de entrada ou saída das crianças.

==

O que acontece, então, é que muitos pais ficam preocupados com essa situação e acabam buscando outras escolas em detrimento daquela mais próxima de casa. É preciso um trabalho de reforço no patrulhamento das portas das escolas para dar um pouco mais de tranquilidade aos pais. A questão, pelo visto, passa por setores muito importantes a serem observados pela população e pelo governo do Estado.

==

Sabemos que, da parte da PM, o que está ao alcance é feito, inclusive com a viatura da ronda escolar. Mas mesmo assim é preciso aventar outras possibilidades para dar conta do recado, uma vez que a PM não conseguiria estar presente em todas as escolas ao mesmo tempo em Frutal. Uma saída seria a guarda municipal, prometida durante a campanha eleitoral.

==

Ainda assim o zoneamento escolar ainda tem causado muita confusão na cabeça das pessoas. A questão foi novamente explicada pelo secretário de educação José Luiz. Porém, conforme andei ouvindo por aí, muita gente que matriculou seu filho em escolas que não são do bairro onde moram vão pagar um transporte particular para garantir seu filho na escola que deseja.

==

Um assunto que anda meio esquecido é a revitalização do Calçadão. No mês de novembro foi destacada uma reunião entre a ACIF e a atual gestão de Frutal para discutir o assunto e, desde então, nenhuma outra novidade. O local merece – e muito – a atenção. Podem apostar.

==

Um Calçadão revitalizado, com paisagismo e mais conforto para o consumidor, certamente atrairá mais consumidores e reverterá em benefícios para o comércio frutalense. Defendo e apoio a ideia há tempos. Espero que ela saia do papel e passe a ação, nem que seja no próximo ano. Ou no outro.

==

Vamos ser parceiros? Anuncie aqui: 34-9111-1345.

==

Volto a tarde com mais notas.

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação