Noticias

O problema do som alto dos carros

O alto volume do som dos carros de Frutal estão incomodando os frutalenses. Ontem fui interpelado por duas pessoas sobre o assunto. A primeira, uma moradora da Praça da Matriz, me encontrou no Mercado Mouro e sugeriu que fizesse a cobrança. A noite, ao entrar na Internet, vi a interpelação de Douglas Rosa sobre o assunto (post na íntegra no final das postagens). Enfim, pelo visto o barulho está incomodando, de verdade.

==

De acordo com a moradora da praça da Matriz, o problema maior é na sexta-feira. Os carros param por ali e fazem competição de som que fazem que até os vidros de sua casa cheguem a “vibrar” de tão alto o som. O problema é gravíssimo e vai contra todas as leis legais e morais. Respeito é o mínimo que essas pessoas deveriam ter.

==

Apesar de existir uma lei municipal que institui a “Lei do Silêncio”, de autoria do vereador Juninho do Sindicato e aprovada em 2010, Frutal carece de instrumentos para fiscalização de seu cumprimento. Um decibelímetro, por exemplo, seria utilizado para aferir que o som está de fato mais alto do que o permitido.

==

Além disso, a PM tem tido trabalho de sobra em Frutal. Tráfico de drogas, agressões, lesão corporal, tentativa de homicídio, uma série de situações que tem deixado os militares atarefados. Porém, um problema não pode abafar o outro. E uma solução é necessária.

==

Via de regra, quando a PM começa a fechar o cerco, com duas ou três abordagens a pessoas que estão extrapolando o limite do aceitável a situação já tende a se controlar. Vale lembrar que a infração à lei pode resultar até mesmo na apreensão de todo o sistema sonoro.

==

Além dos moradores, vale lembrar a quantidade de vezes que padres tiveram que acionar a PM e pedir para que os donos dos carros abaixassem o som porque o volume atrapalhava até mesmo o sermão dentro da paróquia.

==

Estarei, agora pela manhã, levantando informações também junto à Polícia Militar para saber o que pode ser feito e como deve ser feito. Se tiver sucesso no levantamento de tais informações, posto à tarde.

==

Post na íntegra:

Douglas Rosa:

Gostaria de deixar aqui uma sugestão de reportagem para a imprensa de Frutal para que dessa forma possa chegar aos “ouvidos” das autoridades responsáveis. Trata-se do alto volume do som de alguns carros, principalmente nas noites de sexta e sábado, o que causa grande desconforto, antes era apenas no centro da cidade, hoje é por toda a cidade e os maiores afetados com este problema são os idosos, esta situação acaba privando a maioria deles de uma boa noite de sono, e se caso registram alguma queixa contra tais atitudes viram alvos de chacotas e ameaças. Tal atitude imprudente não causa problemas apenas com o sono, mas também aos pacientes dos hospitais, afinal, com o som alto também acontece o disparo imediato do alarme de outros carros criando um desconforto ainda maior.
A falta de respeito é tão grande, que durante as madrugadas há uma disputa sonora, e isso se tornou a maior diversão para a maioria dos jovens frutalenses. E quando avistam uma viatura da polícia logo abaixam o volume, dão risada na cara dos policiais e seguem com a mesma atitude. Não vejo problema algum em ligar o som numa praça ou qualquer que seja o local, mas desde que seja feito de uma forma educada e respeitável. É necessário respeitar o próximo, e posso estar sendo o chato em levantar este assunto no qual todos já sabem, porém, não sei se isso se deve à “cultura” ou se é somente falta de respeito e educação por parte de uma minoria que faz um estrago enorme. Eu pensei que as noites e as opções de lazer em Frutal iriam melhorar até mesmo pela chegada dos jovens de outras cidades que aqui estudam e acabam trazendo novidades e visões diferentes, mas até mesmo estes não suportam mais, e evitam comparecer à maioria dos eventos realizados em Frutal, pois sabem que a anarquia e a falta de educação estarão presentes. A ideia principal deste texto é apenas com relação aos transtornos causados pelo alto volume no som de alguns carros, entretanto, termino escrevendo sobre as opções de lazer nas noites de Frutal, acredito que uma coisa leva a outra, e infelizmente não vejo melhoras.

==

Volto à tarde, como sempre! 8)

==

Seja parceiro do blog. Anuncie! 34-9111-1345. É mais fácil e mais barato do que imaginam! 8)

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação