Vereador Alex quer a criação de programas de incentivo e orientação ao terceiro setor

O vereador Alex Freitas encaminhou ao prefeito Bruno Augusto, indicação em que pontua a necessidade de que seja estudada a possibilidade de criar programas de incentivo e orientação para as instituições do Terceiro Setor. A proposição foi votada na última reunião da Câmara e contou com aprovação dos vereadores.

“Em todas as partes do mundo, o Terceiro Setor surgiu como um movimento para a retomada dos princípios da solidariedade por intermédio da sociedade civil organizada, alcançando setores carentes da sociedade”, explicou.

O Terceiro Setor é o espaço ocupado pelas organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos ou econômicos, de interesse social, e que não possuem finalidade, natureza ou legislação específicas; assim como pelos projetos, ações e atividades de interesse social desenvolvidos por indivíduos, empresas e governo.

Dentro das organizações que fazem parte do Terceiro Setor, estão as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), organizações sem fins lucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos.

Conforme Alex Freitas, as instituições do Terceiro Setor possuem uma grande importância para a sociedade devido às ações que auxiliam no processo de transformação da realidade de muitos cidadãos. Exercem desde atividades na área de assistência social, permitindo acesso à saúde, educação, cultura, entre outros.

“As organizações que exercem este tipo de atividade em nossa cidade desconhecem as regras e processos para abertura de Instituições e sua gestão, por isso faz-se necessário que seja criado um programa com o objetivo de auxiliá-las”, justificou.

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: