Usuários do Hospital Frei Gabriel assistem palestra sobre gravidez na adolescência

1307palestraUsuários que aguardavam por consulta na manhã de terça-feira (12), no ambulatório do Hospital Frei Gabriel, assistiram a uma palestra sobre gravidez na adolescência ministrada pela coordenadora do grupo de humanização, a assistente social, Daura Luiza de Freitas. Também durante a atividade que acontece a cada 15 dias na instituição, houve a apresentação de violão como forma de descontrair ainda mais o público presente.

Segundo Daura Luiza, o tema abordado foi sugerido pelos próprios usuários durante avaliações feitas anteriormente. A seu ver, gravidez na adolescência é um assunto que precisa ser discutido sempre, até mesmo diante da dura realidade hoje enfrentada em Frutal frente aos casos registrados no Centro Viva Vida, onde Daura também atua. “Temos atendido crianças de 12 anos grávidas e isso é muito preocupante”, ressalta.

Para a assistente social, é fundamental que além do uso de preservativos que normalmente estão disponíveis em todos os setores da área de saúde do município, haja mais diálogo entre pais e filhos falando dos riscos e das conseqüências da menina engravidar de forma tão precoce. Ainda de acordo com Daura Luiza, a gravidez na adolescência resulta em conseqüência nos aspectos social, psicológico e biológico. “A adolescente deixa de se divertir, de estudar e, na maioria das vezes, são os avós que acabam por cuidar da criança”, observa.

Durante a palestra, coincidentemente, um jovem que se encontrava no ambulatório fez questão de participar fazendo perguntas, demonstrando certa maturidade ao afirmar que é preciso os adolescentes se conscientizarem mais sobre a necessidade de usar preservativo e conversarem mais sobre o assunto com seus pais. Sobre isso, Daura Luiza, diz que ficou feliz com a participação do rapaz porque é a resposta de que o trabalho desenvolvido pelo grupo de humanização junto à comunidade está dando certo. “Hoje, 30 pessoas responderam nossa avaliação, desse total, 18 acharam ótimo e 11 bom, esse resultado é muito satisfatório”, conclui. (Assessoria de Imprensa do Hospital Frei Gabriel)

cornetopizzaok

rrochaok

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: