Uma pequena homenagem ao jornalista Wolf Guminiak

É com certo atraso que registro no Blog o falecimento do jornalista Wolfgang Guminiak. Um atraso que não foi proposital, mas que, na verdade, foi provocado pela demora em achar formas de descrever um pouco de sua passagem pelo jornalismo em Frutal ao longos de quase duas décadas. Figura extremamente inteligente e controversa, tinha uma amizade interessante com Wolf: apesar de não sermos inteiramente próximos, gostava de prosear com ele sobre todos os assuntos, desde a cultura japonesa aos acontecimentos da política local.

Sua personalidade forte, somado ao seu senso crítico, fez de Wolf uma figura interessantíssima de se conhecer. Ao longo dos anos que atuou na imprensa frutalense – e já são quase 20 – foi o primeiro jornalista que vi receber uma moção de repúdio da Câmara Municipal em um ano e, no seguinte, receber uma moção de aplauso. Possivelmente isso demonstrava que ele esteve no caminho certo com suas críticas e com seus elogios. Das conversas que tive com ele, lembro de ouvir atentamente suas histórias de viagens pelo mundo e das pessoas que conheceu. E, claro, dos acontecimentos controversos que cobrimos ou acompanhamos da história política da nossa cidade.

A morte de Wolf pegou a todos nós de surpresa, em especial aos seus amigos mais próximos. Dias antes de seu falecimento, em Uberlândia decorrente de problemas de saúde, tive notícias de que ele se recuperava bem de alguns procedimentos cirúrgicos a que foi submetido. De repente, a triste informação de que, aos 75 anos de idade, perdera a batalha para restabelecer sua saúde.

Registro aqui, mesmo com alguns dias de atraso, minhas condolências aos familiares, aos amigos e minha homenagem ao jornalista. A imprensa frutalense, sem dúvida nenhuma, perdeu um grande profissional.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: