Noticias

Uberaba tem caso suspeito de chikungunya

aedes_5Uberaba tem uma suspeita de febre chikungunya em investigação. O caso é referente a um homem de 62 anos, atendido por médico particular na semana passada. A coleta de exames foi realizada na última quinta-feira (14) e o material será encaminhado hoje para análise da Funed, em Belo Horizonte.

==

O secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Cury, explica que o paciente teve diagnóstico inicial confirmado para dengue, mas começou a apresentar dor nas articulações. Além do sintoma típico da febre chikungunya, o paciente também relatou ter passado quase um mês na Bahia – Estado com grande incidência da doença. Com isso, o protocolo de atendimento exigia a realização dos exames para a febre chikungunya. Cury ressalta que o paciente está em observação domiciliar, aguardando o resultado dos exames. “Ele está em casa e passa bem. Não apresenta mais febre, apenas dor nas juntas”, completa.

==

Até agora, Minas Gerais tem dois casos confirmados de febre chikungunya. Um foi importado da Colômbia e ocorreu em mulher de 27 anos, residente em Viçosa. O outro foi importado provavelmente da Bahia e ocorreu em uma mulher de 41 anos, residente em Belo Horizonte. Oito casos ainda estão em investigação, inclusive a suspeita de Uberaba. Outros 14 foram descartados, segundo o último balanço epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.

==

O combate à febre chikungunya segue as mesmas diretrizes do controle á proliferação do mosquito da dengue. Por isso, é importante que a população intensifique os cuidados para manter as caixas-d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; colocar as garrafas com a boca para baixo; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; manter a lixeira fechada; colocar areia nos pratos das plantas, entre outras ações, para não permitir o acúmulo de água limpa e parada.

==

febre-chikungunya

==

rf2015d

 

chaplin

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: