Noticias

Sugestão para os grupos e eleições on line

Não é de hoje que participo de redes sociais e, principalmente, acompanho discussões e debates que rolam por ali. Gosto muito de ler as opiniões, ver os contraditórios e, quando acho pertinente e necessário, exponho algum posicionamento.

Mas agora, chegado o momento das eleições, acho que seria uma boa se os “facebookianos” se balizassem em alguns sentidos para o bom convívio e respeito mútuo que deve existir. Afinal, após as eleições as paixões políticas ficam de lado e o melhor é que cada um, independente de quem votou, continue sendo amigo. Eleições são passageiras e criar inimizades nesse período é algo desnecessário.

Assim, tomo a liberdade de fazer algumas sugestões a internautas e, principalmente, moderadores de grupos:

1) Sem dúvida hoje o palco de maior debate em Frutal é o grupo “Democracia Já”. Mas a pergunta que eu trago para a reflexão é: os moderadores querem que esse espaço continue sendo muito útil após as eleições ou querem que ele “morra” com o fechamento das urnas. Para que a primeira opção seja concretizada, é necessário que os moderadores, independente de posição política, saibam “moderar” bem os debates, comentários e discussões que acontecerem ali. Não se trata de censurar, criticar ou apagar uma ou outra postagem, mas zelar para que o nível não seja baixo e, mais que isso, garantir a isonomia de direito e espaço dos internautas que queiram se manifestar. Acredito que o grupo ainda tem muito a contribuir e esse cuidado é extremamente necessário. Aposto que, se tivermos ali uma boa condução, esse espaço ainda vai perdurar por um bom tempo como principal palco da “voz” dos frutalenses quanto a seus desejos e insatisfações.

2) Ninguém é obrigado a participar do grupo de candidato que não vota/apoia. Mas se foi incluído lá, seja a pedido ou por convite, acho que o mais ético é adotar uma das duas posturas: ou você se exclui porque não quer ouvir nenhum elogio sobre aquele candidato, ou respeita as postagens alheias e evita entrar em críticas e debates nos grupos dos candidatos. Quer criticar A, B ou C? Vai lá no Democracia e critique. Os grupos dos candidatos são para falar bem deles, mostrar propostas, apoios, etc. Ninguém que está lá quer ouvir uma pessoa falando mal do candidato que vota ou apóia. Acho que é extremamente elegante essa postura. Eu mesmo fui adicionado aos grupos dos três candidatos. Por razões pessoais, me exclui automaticamente de um grupo. Assim, evito constrangimentos para mim e para os outros, além de preservar a boa amizade com o eleitores deste candidato do qual não simpatizo por questões óbvias.

3) Aos candidatos e apoiadores, eu peço que tenham bom senso de não ficar “marcando” nomes das pessoas em santinhos ou material publicitário, a não ser que a pessoa queira e autorize. Da mesma forma como algumas empresas me “marcam” em folders de propaganda e me irrita, muito me irritaria se eu abrisse  minha página e descobrisse que uma “foto minha” é o santinho de João de Tal.

São sugestões que acredito que contribuirão para o bom caminhar das eleições no mundo on line. Não sei se são as melhores, mas acredito que algo aqui pode ser válido para todos. E, sim, aceito mais contribuições.

 

 

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: