Secretaria de Saúde faz redistribuição de consultas ambulatoriais para Uberaba entre os municípios da microrregião

Por Assessoria de Comunicação SMS

Os pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por limitação de complexidade assistencial (capacidade técnica instalada) que precisam de consultas ambulatoriais são encaminhados através das respectivas Secretarias de Saúde para o Município de Uberaba tendo como referência o Hospital Mário Palmério e Hospital das Clínicas da UFTM; locais onde são realizados exames como: ressonância magnética, tomografia, cateterismo e cintilografia.

O que muita gente não sabe é como esses encaminhamentos para a cidade vizinha são viabilizados. Conforme explica a responsável pelo setor de Tratamento Fora do Domicílio – TFD, Alade Sena, as Secretarias de Saúde dos municípios da microrregião possuem uma fila de espera de pacientes aguardando pelos atendimentos, cabendo aos setores de regulação de cada município fazer uma triagem dos casos mais urgentes e, na medida em que a Secretaria de Saúde de Uberaba vai liberando as consultas, é feita a redistribuição das mesmas conforme a PPI Estadual – Programação Pactuada e Integrada.

Foi o que aconteceu na manhã desta quinta-feira (25), no espaço Uaitec, onde estiveram presentes representantes das Secretarias de Saúde dos 11 municípios que compõem a microrregião como Frutal, Planura, Itapagipe, Pirajuba, Comendador Gomes, Fronteira, Iturama, União de Minas, São Francisco de Sales, Carneirinho e Limeira Do Oeste. “Na reunião de hoje, fizemos a redistribuição das consultas e cada Secretaria ficará responsável por encaminhar seus pacientes”, informou Alade.

As reuniões que ocorrem mensalmente são sempre realizadas em um dos municípios sede do Polo Assistencial alternando entre Iturama e Frutal.

Feita a redistribuição, o próximo passo é entrar em contato com o paciente informá-lo de que sua consulta em Uberaba foi disponibilizada, passando para ele o dia, horário e local em que ela será realizada. “Já temos definidas diversas consultas para o mês de dezembro”, assegura.

Conforme lembra a responsável pelo setor de especialidades da Secretaria de Saúde, Lucineia da Silva Diniz, dentre as especialidades disponibilizadas por Uberaba estão: cirurgia geral, coloproctologia, neurocirurgia pediátrica, pneumologia, cirurgia vascular ambulatorial, hematologista, hepatologista, entre outras especialidades de média e alta complexidade.

Agora, a próxima reunião para a redistribuição de cotas para atendimento em janeiro do ano que vem já está programada para acontecer no final de dezembro na cidade de Iturama.

%d blogueiros gostam disto: