Reunião com representantes de bares e restaurantes chega a consenso quanto a demandas

Em reunião na tarde de ontem entre Prefeitura, Vereadores e representantes de bares e restaurantes, ficou definido em comum acordo que os manifestantes irão aguardar a próxima reunião do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 para que, se for mantida a estabilidade do quadro da doença na cidade, possam retornar ao trabalho mediante os protocolos estaduais. A expectativa é de que, não se agravando a atual situação, eles possam voltar aos atendimentos por volta do dia 18 de junho.

A reunião durou cerca de duas horas e foi explicado aos representantes que não era possível realizar a abertura imediata devido a necessidade de se acompanhar os quadros na cidade a partir da última flexibilização de cultos e academias. Questionados sobre os motivos que levaram as academias a serem reabertas antes do segmento de bares e restaurantes, foi destacado que esse segmento do comércio permaneceu totalmente fechado por 70 dias, enquanto os bares e restaurantes podem fazer vendas de balcão e delivery.

Também foi destacado que toda flexibilização só ocorre com pareceres técnicos da saúde e de acordo com a evolução do vírus na cidade e que há a necessidade de se esperar pelo menos 14 dias após a última flexibilização. Os decretos também passam pelo crivo do Ministério Público para garantir que tudo seja feito de acordo com as deliberações e portarias relacionadas à prevenção à COVID-19.

Em relação a critérios que estabeleçam a possibilidade de reabertura, foi destacado que não é possível definir um número de casos positivos ou descartados para balizar as decisões técnicas, pois cada paciente é analisado individualmente. Por exemplo: há casos importados, há casos em que o paciente viajou para regiões de maior incidência da doença, e há casos comunitários. Dessa forma, possíveis novos casos devem ser avaliados individualmente dependendo do contexto do paciente.

Outro ponto destacado é que em reunião do dia 1 de junho ficou acertado com prefeitos da Comarca de Frutal (Planura, Fronteira e Comendador Gomes) que a flexibilização de bares e restaurantes irá acontecer em conjunto, evitando assim que pessoas se desloquem de uma cidade para outra em busca desse tipo de segmento.

Houve consenso nas explicações e dúvidas levantadas durante a reunião, sendo que também foi orientado aos representantes que já leiam os protocolos estaduais de reabertura para se prepararem acerca de adaptações ou medidas que deverão tomar assim que ocorrer a autorização.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: