Profissionais da Saúde são capacitados para aplicarem dose de vacina PFIZER nas crianças de 5 a 11 anos

Na tarde de quarta-feira (19), enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município passaram por uma capacitação no espaço Uaitec, ministrada pela coordenadora de imunização, Erica Garcia e pela enfermeira da UBS “Dr. Sandoval Henrique de Sá”, Jovana Ferreira.

Conforme destaca Erica Garcia, mesmo que os imunizadores já tenham conhecimento sobre o manuseio de vacinas, no caso da dose pediátrica, ele se difere em alguns aspectos da vacina para adultos. “A coloração do imunizante é a mesma, porém a dosagem é diferente. Na oportunidade falamos sobre a forma de diluir a dose, a aspiração e o quantitativo corretos e a técnica utilizada na aplicação”, informou.

A expectativa para a profissional é de que, a exemplo do que já vem ocorrendo na imunização no município, a etapa infantil possa transcorrer dentro da normalidade. Para isso, ela orienta os pais ou responsáveis a acompanharem os filhos no dia da vacinação e seguir todas as orientações passadas pela Secretaria de Saúde.

Conforme determina o Ministério da Saúde, inicialmente serão imunizadas as crianças de 11 a 5 anos com comorbidades e deficiência permanente. Esta semana iniciou o Cadastro deste público que está disponível no site da Prefeitura até domingo, dia 23.

A previsão, é que já na próxima semana já tenha início a vacinação. Assim que o cronograma for definido, as informações serão publicadas nas redes sociais da Prefeitura e da Secretaria de Saúde.

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: