Profissionais da saúde participam da última oficina de capacitação do programa do Governo do Estado

Desde o ano passado, o município tem realizado oficinas de capacitação com profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde Geraldo Paiva, no bairro Ipê Amarelo e no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) escolhidos para serem projetos piloto do programa Saúde em Rede, do Governo de Minas.

Na segunda-feira, dia 16 de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Parceria e Inovação, aconteceu a última capacitação que contou com profissionais que atuam na UBS e no Núcleo de controle de Endemias do município.

Segundo a enfermeira da Estratégia da Saúde da Família – ESF, Suzilei Ferreira Silva Faria, o programa estadual tem como proposta principal estruturar os serviços de saúde da Atenção Primária (UBS) e Atenção Especializada (CEAE).

Durante as oficinas, aproveitando o mês maio de combate ao tabagismo, foi aberto um momento para que o médico Gustavo Zahluth passasse um importante recado sobre os malefícios do cigarro. “O tema vem de encontro às oficinas temáticas que estão sendo trabalhadas que é a linha de cuidado do hipertenso e diabético”, disse Suzilei.

A ideia, após o encerramento das oficinas, é fazer com que as informações obtidas durante as capacitações sejam compartilhadas com as equipes das demais UBSs do município.

Ainda segundo Suzilei Ferreira, na próxima semana, deverá vir a Frutal a equipe da Escola de Saúde Pública de Belo Horizonte que fará a avaliação final das oficinas realizadas até o momento e o fechamento do programa Saúde em Rede.

Rodrigo Portari

Jornalista, doutor em Comunicação.

%d blogueiros gostam disto: