Professora Polyana de Oliveira é homenageada pela Câmara de Vereadores

Em ato solene realizado durante a reunião da Câmara de Frutal da última segunda-feira (08), foi feita a entrega pela vereadora Irma Rezende Rocha de uma Moção de Aplauso para a professora e contadora de estórias da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais, Polyana Flávio de Oliveira.

A homenagem é um reconhecimento ao brilhante trabalho da educadora, que inclusive teve um artigo de sua autoria, intitulado “Educação brasileira: utopia que nos move a educar para emancipar”, publicado em e-book “Mestres do Amanhã: fazedores do futuro”, lançado pelo Instituto Paulo Freire de Educação.

De acordo com Irma, no período de pandemia muitos professores da rede municipal e estadual de educação, além de continuarem a lecionarem através do sistema on-line, fizeram cursos de capacitação profissional, buscando novas metodologias de ensino, novas ferramentas necessárias nesse contexto e no pós-pandemia. “Professores não ficaram de férias e nem podem serem chamados de preguiçosos”, manifestou.

A vereadora Irma destaca que são muitos os desafios para alcançarmos uma Educação que garanta a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

“Pensando nesses desafios e comprometida com as transformações necessárias para a Educação, a professora Polyana Flavio de Oliveira, da Escola Municipal Coronel Alonso de Morais não perdeu tempo nesse período de pandemia, participou de um curso ‘Mestres do amanhã: fazedores do futuro’, oferecido pelo Instituto Paulo Freire de Educação”, informou.

Em discurso emocionado, Polyana contou que escolheu fazer o curso no Instituto Paulo Freire por acreditar no papel transformador e libertador que a educação pode exercer em uma sociedade tão dualista quanto a nossa. “Paulo Freire era um homem à frente do seu tempo, tanto que as ideias e os conceitos defendidos por ele foram pensados há vários anos e ainda continuam modernos e atuais”, mencionou.

De acordo com a educadora, o avanço da tecnologia e das plataformas digitais abriu um enorme leque de possibilidades e contribuíram enormemente para a qualificação e capacitação dos educadores brasileiros.

Além de participar do curso, a professora Polyana escreveu um artigo intitulado: “Educação brasileira: utopia que nos move a educar para emancipar”. O texto ficou tão bom que foi selecionado para integrar o e-book “Mestres do amanhã: fazedores do futuro” que foi lançado pelo Instituto Paulo Freire no último dia 21 de outubro.

Quando da apresentação da proposição, que posteriormente foi aprovada por unanimidade, a vereadora Irma concluiu a justificativa citando uma frase escrita pela própria educadora: “Polyana afirma que seu objetivo de educadora é transformar a vida das nossas crianças. ajudando a oferecer uma educação de qualidade e emancipadora. Que orgulho dessa professora! Parabéns e aplausos!”.

%d blogueiros gostam disto: