Professor da UEMG apresenta trabalho em Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo

0611sbpjorO coordenador do curso de Comunicação Social da Unidade Acadêmica de Frutal, professor Dr. Rodrigo Portari, participou nessa semana do 13º Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, ele apresentou os resultados preliminares de seu mais recente projeto de pesquisa, intitulado “O grotesco nas ondas do rádio”, que tem incentivo de pesquisa por meio de bolsa de Iniciação Científica concedida pelo CNPq. “Trata-se de uma pesquisa onde estudamos a presença do grotesco, ou seja, do rebaixamento, da exploração dos aspectos mais baixos dos acontecimentos, nas notícias de rádio. Para o evento realizamos um estudo de caso envolvendo radiojornalismo local da cidade de Frutal, mas o projeto ainda está em fase inicial e pretendemos ampliar ainda mais a discussão com o decorrer da pesquisa”, explicou o professor.

O evento reuniu cerca de 450 pesquisadores da área de Jornalismo e teve como tema principal “Pesquisa em Jornalismo e reconfiguração de fronteiras: tensões, interfaces e diálogos”, reunindo professores e estudantes de todas as regiões do país. “Foi uma excelente oportunidade de trocar experiências de pesquisa e de prática profissional com pesquisadores das mais variadas cidades e regiões do país, desde o Rio Grande do Sul ao Maranhão. Nesses eventos podemos ver como está o ensino do jornalismo no país e, mais que isso, termos uma baliza de como está o andamento do curso em nossa Unidade”, reforça.

Para participar do evento o professor contou com incentivo da UEMG por meio de auxílio concedido pelo edital do Programa de Apoio a Participação em Eventos (PAPEV/PAPq).

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: