Prefeitura de Frutal pagou mais de 14 milhões de dívidas de gestões anteriores

As dívidas tem as mais variadas origens e vão desde de direitos trabalhistas que não foram pagos para profissionais demitidos até débitos que não foram quitados com fornecedores do Executivo Municipal.

Para se ter uma ideia só com acertos trabalhistas dos mais de 200 funcionários que foram desligados da Sociedade Amigos do Hospital São Francisco de Assis, antiga administradora do Hospital Frei Gabriel, a Prefeitura de Frutal já desembolsou 2 milhões e 750 mil reais. Esse era um imbróglio jurídico que se arrastava desde 2017 e causou muita dor e sofrimento a dezenas de famílias frutalenses, que, inclusive, já receberam a sexta e última parcela desse acerto trabalhista que tem o valor total de 3 milhões e 300 mil reais.

Por falar em dívida com trabalhadores que de alguma forma prestaram serviços para o Executivo Municipal, a Prefeitura de Frutal já depositou em juízo dois milhões e 39 mil reais referentes as verbas rescisórias dos profissionais que foram demitidos pelo Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), que até o início de 2021 era a empresa responsável por gerir o Hospital Frei Gabriel.

Ainda por causa dessa rescisão contratual com o IBRAPP, a Prefeitura de Frutal ficou responsável por pagar as dívidas da empresa com fornecedores, empréstimos e dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social que chegam a seis milhões e 39 mil reais, até o momento a Prefeitura já quitou metade dessa dívida pagando três milhões de reais aos credores.

Mas a Prefeitura não devia apenas trabalhadores demitidos da gestão municipal, até mesmo servidores de carreira que ainda atuam no Executivo tinham dinheiro a receber. Esse era exatamente o caso de 14 profissionais que tinham direito a receber uma gratificação de incentivo e adicional por tempo de serviço e que não tiveram esse direito respeitado. Foi preciso que a gestão do prefeito Bruno Augusto quitasse essa dívida com esses servidores que totalizava mais de 85 mil reais.

A Prefeitura tinha dividas até mesmo com a Copasa, empresa responsável por fazer a capacitação e distribuição da água e o tratamento do esgoto do município, no valor de 529 mil reais, desse montante já foi pago 37 mil reais.

Isso sem falar dos débitos com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais no valor 388 mil reais, dos quais já foram quitados 199 mil reais.

Mas dentre as dívidas, a que mais preocupa é a com Instituto Nacional do Seguro Social que já está na casa dos dez milhões de reais. A gestão do prefeito Bruno está tentando renegociar esse débito e já pagou mais de um milhão e 900 mil ao INSS em dívidas de gestões anteriores.

Há ainda os restos a pagar a centenas fornecedores responsáveis por vender os mais variados produtos e itens para a Prefeitura, o débito com essas empresas era de 8 milhões e 600 mil reais e a Prefeitura já pagou metade desse montante, ou seja, 4 milhões e 300 mil reais.

De acordo com o prefeito Bruno é obrigação da administração pública honrar com os compromissos firmados pelas gestões anteriores. “O único fato que me incomoda é ser obrigado a ouvir algumas inverdades como dizerem que a Prefeitura de Frutal estava com uma saúde financeira robusta e com os cofres cheios, como uma instituição que supostamente tem muito dinheiro em caixa deixa acumular essa quantidade enorme de dívidas? Então é preciso que a população saiba da verdade e entenda que estamos pagando inúmeras dívidas”.

Comments

comments

%d blogueiros gostam disto: