População tem acesso ao exame padrão ouro para diagnóstico preciso da Covid-19

Por Assessoria de Comunicação da SMS

Desde o início da pandemia da Covid-19 os exames utilizados para diagnóstico da doença têm sido desde os testes rápidos de anticorpo (furo no dedo) e de antígeno (Swab nasal) até o RT-PCR (padrão ouro), ambos feitos com o uso de cotonete.

O que muita gente não sabe é que desde o final do mês passado, o exame de RT-PCR que antes era destinado apenas ao público que se enquadrava nos critérios específicos da Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde, foi ampliado podendo atender agora todo paciente suspeito de Covid do município.

Isto significa segundo a enfermeira do setor de Covid da Vigilância Epidemiológica, Naiane Menezes Ferreira Abi Rached, que qualquer pessoa que apresentar sintomas, independente se ela se enquadra ou não nas normas estabelecidas, terá direito aos exames oferecidos pelo município por meio da Secretaria de Saúde de acordo com a data de sintomas. “Ao procurar o Ambulatório Covid, o paciente suspeito ou com sintomas gripais após ser submetido ao teste rápido de antígeno e o resultado for negativo, ele fará também o RT-PCR”, informa.

De acordo com a enfermeira, o teste rápido de antígeno e o RT-PCR são feitos do terceiro ao oitavo dia de sintomas da doença. Já o teste de anticorpo dever ser realizado a partir do décimo dia. Enquanto que no teste rápido o tempo de espera do resultado é de 15 a 20 minutos, no RT-PCR, o prazo é de três a cinco dias. Na opinião da coordenadora da Vigilância, Ana Catarina Silva Oliveira Clemente, independente do resultado dos exames, é importante estar atento às condições clínicas do paciente já que em alguns casos o teste rápido pode dar o chamado falso negativo. “Nesse caso, o paciente precisa ficar em casa pelo menos 10 dias. Se os dois exames forem negativos, ele irá passar por uma nova avaliação médica e o profissional é quem vai decidir se ele vai sair ou não do isolamento”, explica.

Tahine Netto

Estagiária do Blog do Portari.

%d blogueiros gostam disto: