Podas de árvores devem ser feitas por profissional para evitar acidentes com rede elétrica

Apesar de parecer comum, o procedimento de poda de árvores em uma residência, sítio ou qualquer outra situação deve ser feito com muita atenção e cuidado, principalmente para se evitar acidentes com a rede elétrica. Por isso, o serviço deve ser sempre feito por um profissional capacitado e treinado.

Além disso, se a poda for próxima à rede elétrica, é essencial que o responsável pelo trabalho possua conhecimento em eletricidade. Essa atividade envolve sérios riscos e deve ser realizada com o máximo cuidado, pois qualquer deslize que provoque aproximação ou toque acidental nos condutores pode causar choque elétrico ou rompimento dos cabos de energia, além de ocorrências de falta de energia.

É importante destacar que a responsabilidade de poda de árvore no interior das propriedades é do dono do imóvel. Por isso, o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Soares, destaca que o serviço deve ser feito com atenção e sempre considerar os cabos da rede elétrica.

“Ao realizar uma poda de árvore, o profissional – que deve ser capacitado nesse tipo de serviço e experiente, incluindo conhecimento em redes elétricas – precisar tomar todas as precauções em relação à rede de energia. O simples fato de um galho ou equipamento utilizado para a poda aproximar ou tocar na fiação pode causar um acidente. Além disso, mesmo se um choque elétrico não for fatal, ele pode fazer com que a pessoa caia de uma altura considerável e causar sequelas graves ou até a morte”, alerta.

Soares também destaca que o profissional contratado pelo proprietário nunca deve subir ou fazer o serviço se os galhos estiverem
próximos da rede elétrica.

“Nessas situações, é indicado que a Cemig seja acionada para fazer uma avaliação. Caso seja necessário desligar a rede elétrica da região, a companhia vai agendar uma data com o cliente para poder avisar a todos os moradores que será necessário desligar o fornecimento de energia para a realização do serviço. Por isso também é essencial que todos os clientes da companhia mantenham seus cadastros atualizados na empresa por meio dos canais de atendimento para receber esses comunicados”, explica.

%d blogueiros gostam disto: