Pescaria no Lago: a gente sabe o que tem naquela água?

3003pescaDesde a noite de ontem os frutalenses conectados em redes sociais estão discutindo a pescaria comunitária no Parque dos Lagos. Ao que parece, pelo que andei apurando por aqui e ali, o evento foi criado pela prefeitura para ajudar a controla a superpopulação de peixes no local, o que estaria colocando em risco até mesmo a sobrevivência dos peixes por falta de alimentação adequada.

No entanto, há algumas considerações que podem ser feitas a respeito dessa pescaria. Primeiro, a velha mania de colocar ações como essas “do nada” e sem explicar direito para a população os motivos. Não custava nada uma conversa em rádio ou mesmo postagens em redes sociais explicando adequadamente a finalidade do evento. Mas, no entanto, o que pelo menos eu vi foi simplesmente uma imagem compartilhada do evento como se todos tivessem que aprovar a atitude sem ao menos entender o que ocorre.

Outro ponto que chama a atenção: em conversa com amigos microbiologistas e biólogos, eles alertaram que era preciso, no mínimo, fazer uma análise da água para entender o que de fato tem naquele lago. Bactérias diversas podem existir ali, inclusive, que se alojam na carne do peixe, o que pode causar transtornos na saúde do ser humano dependendo do tipo e da bactéria que possa existir nos lagos. O alerta é sério e serve para uma reflexão e até mesmo orientação para a Prefeitura.

Como diz o velho ditado: precaução e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

rrochaok

fernandolancheslider2

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: