Palestra junto a pacientes e colaboradores aborda prevenção à violência e cultura de paz

A Unidade Básica de Saúde “Camilla Cristina Menezes”, no Waldemar Marchi, realizou na semana passada uma palestra com a psicóloga Ana Helena Cury voltada aos pacientes e colaboradores.

A iniciativa faz parte da Política Estadual de Promoção à Saúde – POEPS que tem por objetivo promover e incentivar o desenvolvimento de ações intrassetoriais e intersetoriais que favoreçam a equidade, a melhoria das condições e dos modos de viver e que estimulem o empoderamento dos indivíduos e das comunidades.

Segundo Ana Helena, a prevenção da violência e a construção de uma cultura de paz pela saúde pública estão diretamente relacionadas à detecção precoce das condições de risco, à redução e controle das situações de vulnerabilidade à violência e ao fortalecimento de fatores de proteção e de defesa dos indivíduos.

Para a psicóloga, o movimento pela paz deve ser de natureza coletiva: “cabe a cada um de nós trabalhar e difundir a paz no dia-a-dia, sendo mais generoso e solidário, construindo novas formas de relacionamento baseadas em princípios não-violentos”, disse.

Por Assessoria de Comunicação da SMS

%d blogueiros gostam disto: