Pacientes do CAPS II visitam Museu Municipal

Os pacientes atendidos pelo CAPS II visitaram Museu Municipal onde está sendo realizada a exposição “Metafórico” do artista português Luís Matos.

Ali, eles estiveram contato com as obras e a arte do pintor e escultor que nessa nova exposição retrata, com um olhar todo particular, a Paixão e a crucificação de Cristo.

De acordo com a assistente social, Elisangela Lopes, a visita ao museu faz parte das atividades da Oficina da Cidadania. “Nessa atividade costumamos fazer uma reflexão junto com os usuários do CAPS II da condição de pertencimento de um indivíduo a uma comunidade. Também apresentamos noções de direitos e deveres assegurados pela Constituição Federal”.

Ainda segundo Elisangela, a visita ao museu foi uma forma de os pacientes conhecerem outros espaços além do CAPS II. “Isso ajuda no processo de socialização. É uma forma de inclusão, de acesso à cidadania. Salientamos que a socialização é necessária e extremamente importante na melhora da saúde mental dos usuários atendidos”.

A Oficina da Cidadania é desenvolvida todas as semanas no CAPS II. “Essa atividade tem duração de aproximadamente uma hora e nesses encontros são abordados diversos temas que vão de encontro com a cidadania. Explicamos como a pessoa pode ter acesso ao BPC Loas (benefício), a Carteira de Transporte Municipal e a documentos pessoais como RG, CPF, Título de Eleitor, já que muitos não têm conhecimento dos direitos que possuem e como acessá-los”, explica a assistente social.

Além de Elisangela Lopes, acompanharam os pacientes do CAPS II até o museu, o técnico de enfermagem, Jorias Torres e a estagiária de psicologia Taianara Heitor de Almeida.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: