Opinião: em época de candidaturas a deputado, a segurança de Frutal deve aparecer nas propostas

Já estamos em julho e a proximidade da campanha eleitoral começa a tornar mais claros os contornos sobre o que esperar da disputa nesse ano. Mas, nesse texto, quero me dedicar especialmente à figura dos deputados estaduais, os representantes mais diretos que nós, frutalenses, podemos ter perante ao governo de  Minas Gerais.

É fato que felizmente há cerca de 24 anos temos tido a felicidade de termos representantes de Frutal ou região na Assembleia, o que nos garantiu um grande aporte de recursos para as mais variadas necessidades do município nesse período. Desde a Universidade à indústrias como a Cervejaria, obras em praças, asfaltos, entre tantas outras, chegaram até a nós. Mas, na minha opinião, uma das grandes bandeiras que pode – e possivelmente deve – aparecer nas campanhas eleitorais está a questão da segurança.

Fruta tem crescido bastante, já chegamos ali nos 60 mil habitantes. O crescimento exponencial da população também trouxe aumento em alguns índices de crimes, como roubos à mão armada, furtos, tráfico e uso de drogas, entre outros que fazem parte do noticiário policial da nossa cidade. Com esse acréscimo de problemas a população passa a clamar por mais ações que combatam esse tipo de situação. E, para isso, vejo a questão sobre duas vertentes: a da polícia ostensiva e a da investigativa.

Para melhorar a primeira, o patrulhamento das ruas, acredito ser unânime entre nós, frutalenses, o desejo de ver a 4ª Cia. transformada em Batalhão da Polícia Militar. Só essa elevação de grau nos fará ganhar, de imediato, mais 60 policiais militares para atuar em Frutal. Ou seja, um reforço gigantesco que pode auxiliar ainda mais nas ações preventivas e repressivas, colocando um número excelente de profissionais de segurança atuando nas ruas. Parece um sonho, mas é possível que consigamos isso e, para isso, temos que ter em mente a necessidade de boas escolhas para o cargo de deputado estadual.

Já a polícia investigativa, desenvolvida pela Polícia Civil, precisa de mais estrutura. Uma nova sede para a Regional, mais delegados, investigadores e escrivãos. Por mais que tenhamos um número bom de profissionais investigativos aqui, é preciso aumentar. Com mais gente fazendo o serviço investigativo, sem dúvida nenhuma, melhor a prestação de serviço para a comunidade como um todo. E, de mais a mais, a nossa atual sede da delegacia regional já está um tanto quanto defasada. Um novo prédio, com mais estrutura e melhores condições de trabalho para os delegados seria essencial.

E, por fim, a questão do presídio. Já ganhamos presídio, já perdemos presídio, já prometeram presídio. E, enquanto nada sai do lugar, ele continua ali, encravado no centro da cidade, superlotado, colocando em risco tanto quem está cumprindo pena como aqueles que estão nas redondezas, além, claro, dos agentes penitenciários.

Todas estas questões passam pelo Governo de Minas. Todas estas questões podem e devem ser debatidas pelos candidatos a deputado estadual. E aqueles que forem eleitos terão obrigação de dedicar uma parte de seus mandatos a essa área. É fundamental e essencial para nossa segurança, desenvolvimento e tranquilidade.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: