Noticias

Opinião do leitor via E-Mail

Recebi esse e-mail do amigo e leitor Álvaro Vieira sobre as denúncias de acúmulo de lixo no bairro Princesa Isabel. Não cheguei a tocar nesse assunto em específico aqui no blog, mas ele foi amplamente divulgado no site do amigo Edilson Luís (http://alofrutal.com.br/na-cidade-das-aguas-o-lixo-esta-nadando-a-ceu-aberto/). Reproduzo a mensagem abaixo e digo ao amigo Álvaro que concordo com seu posicionamento: o lixo parou ali por conta da ação da própria população. Segue a mensagem:

Prezados amigos da redação, prezado Portari, prezado amante da comunicação “sem vícios”,

Primeiramente, gostaria de tecer aqui meus elogios sobre o exercício da publicidade perante os atos públicos municipais em nossa cidade.
Sim, a questão do lixo é algo recorrente. Porém, para enriquecer sua análise e para que não sejamos reacionários, cabe algumas considerações:

Grande acumulo de lixo no bairro XV de novembro: vejo aqui que a principal relação é “quem deixou aquele lixo ali”. Há de se cobrar providências da Administração Pública concernente a isso, porém, não podemos nos esquecer de que se a cena encontrada na foto da matéria não apareceu ali do nada, por partículas que se uniram pela força do pensamento.
Sou até mesmo capaz de sugerir que houve ação humana, motivação de algum cidadão, cidadão este que não se preocupa com o seu vizinho, com o seu bairro (embora se julgue bairrista), o com o mal-estar que o odor ou a poluição ambiente, visual causara naquele local.
Devemos cobrar providências do órgãos públicos, o questionamento aqui não é esse.
Porém, é retórico saber sobre o conceito de política.
Essa questão de “precisar mostrar às autoridades” fica meio relativizado…..sabemos que a prefeitura não possui (e direciono que não necessite) de alguém ou algum órgão que fique por conta de vigiar e alarmar tais situações. Como vemos nos veículos de massa parciais, somos os povo que que pinta a cara, que vai pra rua, que manda político pra cadeia…..ah, sonos também aqueles que sonegam impostos, que tem um “jeitinho brasileiro” todo especial de ser. Hipocrisia.
Política também começa em nós, em cada um de nós. É insano pensar que somente a quem elegemos – não poucos através de uma política eleitoral de votos trocados por botijões de gás – devam ser cobrados por executarem as chamadas políticas públicas. E, onde está a consciência cidadã? Onde está aquilo que se aprende de berço, onde nos foi ensinado que não devemos tacar papel ou entulhos nas ruas, que não devemos roubar ou….cobrar aquilo dos outros que nem mesmo nós fazemos?!
Sintetizando, se aquele lixo está lá, a culpa é minha. Nossa.
E nossa boca se enche de júbilo e se rasga num grito “sou cidadão e o poder público que se vire”. Isso não é nada democrático.
Espero que recebam tal comentário de forma a criticar positivamente, em nome da publicidade de informações com parcialidade, desde que as mesmas sejam em prol do conceito correto de política.

Abraço à todos,

/Alvaro Vieira/

==

==

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: