Meio Ambiente multa Copasa em R$20 mil por danos ambientais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente aplicou multa no valor de R$20 mil à Copasa por danos ambientais ocorridos em Frutal. Conforme fiscalização realizada na manhã de hoje, foram detectados pontos de degradação ambiental que podem ou resultem em danos aos recursos hídricos, ecossistemas, habitats ou patrimônio natural que prejudique saúde, segurança e bem estar da população.

Isso porque resíduos extraídos da ETE no ponto de chegada do esgoto à Estação são depositados diretamente em valas no solo, o que provoca contaminação ao meio ambiente e dá indícios de que não há um tratamento adequado aos dejetos que chegam da Estação. O presidente da Câmara de Frutal, vereador e biólogo Querino François Oliveira Vasconcelos, acompanhou a fiscalização nesta manhã e destacou que uma série de outras irregularidades foram detectadas, o que fere normas técnicas de segurança ambiental.

Análises

Além da multa já aplicada, os integrantes do Meio Ambiente também registraram outro fato preocupante na manhã de hoje: uma espuma que toma conta de toda a parte superficial do Ribeirão Frutal, que passa logo atrás da Estação de Tratamento de Esgoto. Foram coletadas amostras da água para verificar o que está ocorrendo. Análises preliminares apontam que a condutividade elétrica da água não está compatível com os padrões, o que indica presença de matéria orgânica. Este seria um indício de que a ETE possivelmente não esteja funcionando de forma adequada.

Mais análises serão feitas em laboratório por uma equipe de pesquisadores da área para que se possa identificar do que se trata a espuma encontrada no córrego, e qual a real qualidade da água a fim de detectar se a Estação de Tratamento de Esgoto está efetivamente cumprindo o seu papel ou não.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: