Incidência de Covid em municípios da região pode agravar situação de Uberaba

Para monitorar o avanço das doenças na macrorregião do Triângulo Sul, a Superintendência Regional da Saúde (SRS), por meio da Coordenação de Epidemiologia, divulga boletins quinzenais sobre os dados levantados pelos municípios em um intervalo de 14 dias. No último, com informações até terça-feira (22), a SRS confirmou que a proximidade de municípios prejudica, e agrava, as condições de assistência à Covid-19 na região. Uberaba, como cidade polo, é a mais afetada pela situação.

De acordo com a coordenadora Denise Maciel, 14 dos 27 municípios do Triângulo Sul estão com quadro de incidência acima da média da macrorregião, de 700 casos confirmados a cada 100 mil habitantes. São eles: São Francisco de Sales, Limeira d’Oeste, Tapira, Planura, Pratinha, Frutal, Campo Florido, Fronteira, Pirajuba, Perdizes, Araxá, Delta, Conquista e Carneirinho. Com o boletim, a SRS afirma que a situação nestas cidades pode agravar o quadro das outras, pela proximidade e trânsito frequente de pessoas.

“Desde o início da pandemia, chamamos a atenção para os municípios próximos. Esse trânsito de pessoas facilita a propagação da doença e traz aspectos diferenciados em relação à propagação, como os surtos. Essa proximidade é muito importante e, por isso, fazemos questão de analisar tudo por macro e microrregião”, declara Denise.

Entre as 14 cidades listadas, Conquista e Delta são as únicas que fazem fronteira com Uberaba, cidade polo da macrorregião que faz o atendimento hospitalar de todas elas. Desta forma, o aumento de casos em qualquer cidade próxima aumenta o risco de insuficiência assistencial de Uberaba.

Em entrevista à Rádio JM, na quarta-feira (23), o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, revelou que o governo mineiro estuda maneiras de fortalecer o sistema hospitalar das cidades menores para evitar o traslado de pacientes entre cidades. Esta é uma das alternativas apontadas como solução da asfixia do sistema de saúde público e privado em meio à pandemia.

Fonte: Jornal da Manhã

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: