Frutal terá quatro candidatos a prefeito em 2016

1708candidatosTerminado o prazo de registro de candidaturas, Frutal confirmou a expectativa de quatro candidaturas a prefeito nas eleições de 2016. Estarão concorrendo nesse ano as chapas: prefeito Caio Heitor e vice Professor Zé Luiz com o número 40; prefeita Ciça e vice Toninho Heitor, com o número 22; prefeito Eduardo Vitória e vice Marcelo Rodrigues, com o número 10; e prefeito Gilsen Queiroz e vice Rodrigo Ravena, com o número 12.

A partir dos pedidos de registro de candidatura, agora os candidatos devem esperar a publicação do edital com os nomes e coligações, o que deve acontecer amanhã, dia 18 de agosto. A partir daí será aberto um prazo de 5 dias para os pedidos de impugnação de registro de candidatura. Trata-se de uma ferramenta jurídica em que o Ministério Público Eleitoral, candidatos, partidos ou coligações pode pedir o impedimento de um candidato de prosseguir nas eleições por problemas jurídicos ou eleitorais, dependendo do caso. Após o prazo de pedidos de impugnação a Justiça Eleitoral de Frutal deverá dar as sentenças favoráveis ou não para os pedidos, o que, apesar de não ter prazo definido, deve ocorrer em 10 dias após o fim do prazo. Independente da sentença local, cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Belo Horizonte.

Enquanto isso os candidatos registrados já podem fazer campanha desde o dia 16 de agosto. A campanha deve se encerrar somente no início de outubro, sendo que as eleições ocorrerão no dia 2/10.

Rodrigo Portari

Jornalista, doutor em Comunicação.

%d blogueiros gostam disto: