Frutal inicia estudos e análises para a implantação do Plano Diretor Municipal

Ainda durante o evento de lançamento do Conecta e da posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento, que aconteceu na última segunda-feira e contou com a presença de dezenas de pessoas, também foi apresentado um detalhado estudo sobre o nosso município informando as principais características infraestruturais da nossa cidade, da nossa economia e da nossa população. Esses dados pretendem embasar a criação de um Plano Diretor Municipal.

O Plano Diretor Municipal é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. Ou seja, o Plano Diretor pode ser definido como um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano.

A elaboração do Plano Diretor Municipal envolve uma série de fatores e deve contar com a participação ativa da população, dos especialistas em urbanismo e dos legisladores.

Entre essas decisões, por exemplo, pode estar a criação de uma nova avenida para melhorar o tráfego de um bairro ao centro da cidade, a proibição de construção de prédios em determinadas áreas para que que características históricas sejam preservadas ou mesmo o estímulo a moradias em bairros em desenvolvimento.

“É lógico que existe um longo caminho e vários processos legais para que Frutal, enfim, tenha um Plano Diretor Municipal, mas a divulgação desse estudo preliminar, assim como a contratação de uma consultoria especializada na elaboração desse tipo de plano são sinais que pretendemos implantar esse plano o quanto antes na nossa cidade”, destacou o prefeito Bruno Augusto durante o evento.

Rodrigo Portari

Jornalista, doutor em Comunicação.

%d blogueiros gostam disto: