Fronteira: Prefeitura fomenta medidas para impulsionar turismo e economia do município

O governo de Fronteira, por meio do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Turismo e do Meio Ambiente, vem implementando o setor com ações que visão fomentar a economia através do crescimento turístico de empresas e trabalhadores do setor. Na noite de quinta-feira dia, 19 de agosto, na sede do Rotary Clube de Fronteira, promoveu um encontro com a finalidade de ressaltar a importância do CADASTUR – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos para as empresas da cidade.

A coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Turístico e do Meio Ambiente – Rosângela Oliveira, durante reunião com empresários do município, explicou que o CADASTUR é um sistema de cadastro para pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado de turismo. “Este programa foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com as secretarias estaduais para identificar e terem informações sobre os empreendimentos turísticos das regiões. O sistema é uma ferramenta que visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil”, explicou.

O prefeito – Sérgio Cóxa falou do seu sonho de impulsionar o turismo do município de forma ampla, ressaltando que desde seu primeiro mandato de governo (2005/2008), é uma de suas principais metas de gestão socioeconômica. Ele assegurou que neste mandato já está em andamento à execução de melhorias no Jardim Veraneio. Ele destacou ainda outros empreendimentos, lembrando-se da possibilidade de dar uma publicidade mais ampla e vender Fronteira, turisticamente, de forma responsável e organizada.

Na reunião, a equipe de turismo ratificou a necessidade do alinhamento de políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério do Turismo, com as Instâncias de Governança Regional – IGR. Além disso, apontou a importância de uma ampla divulgação das ações do CADASTUR no município e de como a formalização dos equipamentos e serviços turísticos no sistema pode impactar diretamente na receita municipal. Isso porque para participarem do programa os equipamentos turísticos devem estar com o CNPJ cadastrado.

Estiveram presentes à reunião representantes do seguimento de hotelaria, lanchonetes e restaurantes, os integrantes e o presidente do COMTUR – Divalci Rodrigues do Nascimento, o presidente da Câmara – Edson Dunga e os vereadores – Moises Sivirino e Osmar Neres, a secretária de Governo e Desenvolvimento Econômico – Ângela Nunes, o secretário de Obras – Bruno Thiago Reis, o secretário de Administração – Daniel Ferreira e à assessora de Turismo – Marcella Nóbrega.

A coordenadora do setor – Rosângela Oliveira explicou que devido à pandemia COVID-19 realizou a reunião com poucos seguimentos. “Após passarmos por esse período, iremos realizar um evento para todos os seguimentos turísticos, falando da importância do cadastro. Em nome do governo de Fronteira, agradecemos a diretoria do Rotary Clube pela gentileza de nos apoiar com esse espaço”, concluiu.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: