Fonoaudióloga fala sobre Autismo na Câmara a convite do presidente Edivalder Cheiroso

Atendendo a convite do presidente Câmara Municipal, vereador Edivalder Cheiroso, fez uso da tribuna livre na segunda-feira (4), a fonoaudióloga Olívia Silva e Silva, que discorreu sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA), comemorado em 2 de abril.
A palestrante enalteceu a importância da identificação precoce, o que fará muita diferença no desenvolvimento comunicativo e social da criança.
Olívia alerta aos pais para que fiquem atentos em todos os sinais, como a criança não atender ao ser chamada pelo nome, atraso no desenvolvimento da fala e linguagem, ter dificuldade em dar funcionalidade aos brinquedos, não interagir com crianças da mesma idade, entre outros. Nestas situações, os responsáveis devem procurar um neuropediatra ou psiquiatra infantil para prescrever o diagnóstico.
“A criança também é independente, não pede nada verbalmente ou por meio de gestos e tem dificuldade de se interagir. A família deve estar atenta e procurar um médico. Se não for TEA, é importante investigar e saber as causas do atraso de fala e linguagem para ajudar a crianças em seu desenvolvimento e no futuro do seu percurso escolar”, salienta.
A fonoaudióloga comenta que em Frutal existe a Apae para atender a essas crianças, contando com uma equipe multidisciplinar como fono, terapeutas ocupacionais, psicólogos e psicopedagogo, que dão todo o suporte às famílias.
“Hoje a população tem maior conhecimento e procura ajuda para os filhos. Apesar de termos mais informações, é muito importante que a Câmara faz no sentido de divulgar mais sobre o TEA, pois quanto mais cedo ocorrer a ajuda, melhor será para o desenvolvimento da criança”, finaliza.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: