Evento da UFMT debate pesquisa científica na área da Comunicação

Por Safira Campos / PNB On Line

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) campus Araguaia recebe nesta quarta-feira (10.03) o professor Rodrigo Portari, doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para o evento ‘Diálogos em sobre pesquisa em Comunicação e Jornalismo’. O debate tem como objetivo discutir os caminhos científicos possíveis dentro da área da Comunicação. 

O evento faz parte de um ciclo de palestras promovido dentro da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Comunicação dos estudantes de Jornalismo, ministrada pela professora Jociene Bianchini, que também integra o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM) da UFMT. A intenção é que os estudantes, quase todos ainda no começo do curso, possam ter seus primeiros contatos com a pesquisa científica. “Estou fazendo esse ciclo de convidados pesquisadores para que os alunos da graduação conheçam o universo da pesquisa. Para que eles conheçam sobre as metodologias, coleta de dados, técnicas de análise”, explicou a docente.

Nesta quarta-feira (10.03) o objetivo é que Portari, que tem interesse acadêmico focado em jornalismo impresso, rádio e história da comunicação, possa compartilhar com os graduandos um pouco de sua experiência na academia. “Pensando no foco de uma disciplina de Metodologia, estou trazendo na minha fala um pouco da minha experiência pessoal envolvendo pesquisas e metodologias utilizadas nelas. Vou apresentar algumas das minhas pesquisas aqui em Minas Gerais para mostrar aos alunos questões sobre objeto, o que pesquisar e principalmente os caminhos, que são as metodologias. A ideia é de um passo a passo de como funciona a pesquisa em Comunicação”, explica. 

A atividade também será uma oportunidade de reflexão sobre a importância das ciências humanas e sociais em um contexto de desvalorização e ataques. “Quando pensamos qual a importância de se estudar ciências sociais e ciências humanas, pensamos na importância de conhecer os caminhos para se definir o que se quer e até onde se quer ir. Por isso a importância da metodologia, dos aparatos científicos que serão utilizados. Quando vemos os ataques que essas ciências vêm sofrendo, nós assustamos. Assustamos porque grande parte desses ataques vem de pessoas que não têm dimensão dos impactos que essas pesquisas causam no mundo para além dos muros das universidades”, avalia. 

Para acompanhar o evento ‘Diálogos em sobre pesquisa em Comunicação e Jornalismo’, que acontece na próxima quarta-feira (10.03) às 14h, não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição. A participação é livre por meio de transmissão no canal do Youtube do do Curso de Jornalismo da UFMT, campus Araguaia.  

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: