Descarte irregular no antigo aterro vai gerar multa e denúncia criminal

O antigo aterro controlado de Frutal, que há mais de 15 anos transformou-se em um lixão, foi interditado esta semana, por meio de um acordo firmado entre a Prefeitura de Frutal e o Ministério Público. Nenhum tipo de resíduo pode ser depositado lá. As empresas e pessoas que fizerem o descarte neste local serão multadas e punidas criminalmente.

As polícias Militar, Rodoviária e do Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fizeram na manhã desta quarta-feira (6), uma operação conjunta para advertir e multar quem insiste nesta prática ilegal.

A Secretária da pasta, Mônica Alves esclareceu que os resíduos recicláveis devem ser levados para Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Frutal (rua José do Patrocínio, no fundo da Casa da Criança). “Os resíduos orgânicos devem ser acondicionados em sacos plásticos e colocados na lixeira para serem coletados pelo serviço da Prefeitura, mas o reciclável pode ser encaminhado para a ASCAFRU” destacou.

Já os resíduos da construção civil só poderão ser recolhidos e transportados por empresas de caçambas, que estão com toda documentação regularizada perante a Prefeitura. “Caso contrário, o próprio construtor pode ser multado” explicou Mônica.

A secretária ainda explicou que “todas estas medidas estão sendo tomadas em cumprimento à Lei 12.305/2010 e por determinação do Ministério Público. A SEMMA considera este um dos maiores problemas ambientais de Frutal, visto que a disposição dos resíduos estava sendo feita, sem qualquer tipo de seleção e sem impermeabilidade do solo, tendo como agravante a proximidade de uma nascente” explicou a secretária.

Mais informações ou esclarecimentos de dúvidas os frutalenses devem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou ligar para o telefone 3423-5214.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: