Coronavírus: angústia provoca consumo exagerado de bebidas alcoólicas em casa

A pandemia do novo coronavírus e a consequente recomendação de isolamento social tem feito com que muitas pessoas abusem do consumo de bebidas álcoolicas. Embora bares e restaurantes estejam fechados, os serviços de e-commerces e deliveries registraram aumento de até 50% da demanda, segundo aplicativos de entrega. A “falta do que fazer” para se distrair dentro de casa e as próprias angústias provocadas pelo isolamento podem potencializar consumo.

Na última semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu que os governos adotem medidas para limitar o consumo de bebidas alcoólicas durante a pandemia. O uso contínuo durante a quarentena compromete a imunidade e pode piorar o quadro geral de saúde, aumentar os comportamentos de risco, criar problemas de saúde mental e contribuir com o aumento da violência doméstica.

A organização também alertou sobre informações falsas de que o álcool pode matar o vírus, o que não é verdade. Segundo a OMS, três milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo por consumo excessivo da bebida.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrape) no fim de 2019, 61% do consumo de bebidas alcoólicas acontecia em locais de convívio social, como bares, baladas e restaurantes.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: