APAC Feminina de Frutal recebe novas presas


A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC recebeu no início da tarde desta terça-feira (19), mais 15 presas vindas da região. Coincidentemente, também no dia 19, só que de dezembro de 2018, já havia chegado outras 18 presas. Com isso, o CRS feminino com capacidade para 130 recuperandas passou a abrigar atualmente 33.

A gerente administrativa das APACs Frutal, Paula Queiroz Vieira, adianta que já está em contato com outros presídios regionais para que mais recuperandas possam ocupar as vagas ainda disponíveis. Segundo ela, essa medida faz parte de uma exigência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que ao disponibilizar recursos para a construção do CRS Feminino exigiu que todas as vagas fossem preenchidas. “É notória a emoção com que elas chegam à instituição e abraçam essa oportunidade de cumprirem a pena de forma humanizada”, observou.  

Ainda segundo Paula, a APAC não impõe e sim, propõe. Portanto, para que a recuperanda tenha a opção de escolha de vir ou não para a Associação ela precisa conhecer a metodologia, o que foi feito em visita que a gerente fez ao presídio de Uberaba. “Elas precisam tomar uma decisão consciente sobre o que é o método Apaqueano e terem a liberdade de escolha”. Inicialmente, estão sendo trazidas presas que fazem parte da Comarca e grande parte delas se encontra hoje em presídios de Uberaba, Araxá e Patrocínio.

Paula informa ainda que, com o treinamento já das primeiras recuperandas sobre o funcionamento do método, o processo de transferência das demais presas para Frutal vai acontecer de forma mais rápida. Sobre a disciplina que é regra básica do método apaqueano, a gerente destaca que o grande diferencial está no fato de que a mesma é aplicada com amor, que as regras existem, mas que a APAC está para contribuir de alguma forma para o soerguimento, para o retorno da recuperanda à sociedade. Que acima de tudo, a APAC é uma instituição que oferece oportunidade de se libertar e quando isso ocorre, a pessoa se torna um ser humano melhor.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: