Agressões contra mulheres: mais de 1 caso registrado por dia em 2019

O major Ivanildo Gomes dos Santos em suas últimas entrevistas como comandante da PM em Frutal, concedidas ontem e hoje às emissoras de rádio, trouxe alguns dados sobre a questão da violência contra a mulher em Frutal. Dos números apresentados ele destacou que no ano de 2019 foram registradas mais de 400 ocorrências de agressões contra as mulheres (confesso que estava ouvindo a entrevista no carro e não consegui anotar o número exato). O que chama a atenção é que o número representa uma média de mais de 1 registro por dia. Ou seja, mantendo-se nesse patamar, apenas esse ano já teríamos pelo menos uns 25, 26 casos de agressão contra mulheres ocorrendo na nossa cidade.

É triste pensar que iniciamos as duas primeiras décadas dos anos 2000 com situações como estas ainda acontecendo. Acompanho as ocorrências no dia a dia e grande parte das agressões, pelo que me lembre, são por término de relacionamentos, ciúmes e, não raro, pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Qualquer tipo de agressão já é o suficiente para ser condenável. Mas, no âmbito doméstico, num local onde teoricamente as pessoas deveriam se sentir mais seguras por estar em casa, com a família, tendo a considerar ainda mais lamentável.

Felizmente a justiça tem se mobilizado para tentar contornar o problema. Programa de acolhimento a vítimas dessas agressões, bem como de prevenção a esses casos, estão sendo lançados e colocados em prática a partir deste mês em Frutal. Que isso realmente signifique um pouco mais de alento a estas vítimas. E que possamos chegar em 2021 com um quadro bem melhor do que o registrado no ano passado.

Comments

comments

rdportari

Jornalista, professor universitário, Dr. em Comunicação

%d blogueiros gostam disto: